rocambole de doce de leite

rocambole de doce de leite

Algumas vezes olho para os tachos de cobre que hoje minha mãe usa pra colocar plantas e me lembro da minha avó com eles na cozinha. Neles se faziam quantidades enormes de doce de figo, doce de abóbora e também doce de leite. Não sei me lembrar da minha avó sem os cabelos sempre brancos e bem penteados. Das camisas brancas por vezes com flores bordadas. Do avental também branco, sempre cobrindo somente a saia, geralmente em tons ocres, rosados e pastéis. Ela sempre passeava pelo jardim da minha mãe ou no da minha tia, com uma faca de cozinha na mão. Com ela arrancava uma ou duas rosas ou camélias, estas últimas da qual sempre gostava tanto do cheiro. Apesar dos jarros bonitos na cristaleira, só colocava as flores num copo lagoinha, na pia, bem ao lado do fogão. Porque a cozinha tinha que sem sempre o lugar mais aconchegante da casa. Minha avó não sabia medida de nada. Quase tudo era no olho, no máximo falava: ah, pega meia xícara de açúcar e meia xícara de farinha pra colocar nos ovos batidos pra gente fazer um pão de ló. E assim o pão de ló virava rocambole, que era pequena parte de uma mesa sempre repleta de pão de queijo, café, alegria e muito amor.

rocambole02

60 g (1/3 xícara) de açúcar cristal
60 g (1/2 xícara) de farinha de trigo
5 ovos
400 g de doce de leite
leite para umedecer o pão de ló
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Comece preparando um pão-de-ló: unte e enfarinhe uma forma retangular grande (30 x 40 cm). Se preferir, coloque um papel manteiga pra ajudar na hora de desenformar e unte e enfarinhe sobre o papel manteiga. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Separe as claras das gemas. Bata as claras na batedeira, começando numa velocidade baixa e aumentando depois que elas começarem a espumar. Quando as claras estiverem em neve, diminua a velocidade e adicione o açúcar, pouco a pouco, misturando bem. Junte as gemas e por último a farinha de trigo. Esparrame a massa pela forma, formando uma camada fina. Leve ao forno por 15 a 20 minutos, até que esteja dourado. Assim que retirar do forno, desenforme sobre um pano de prato úmido. É importante trabalhar com ele ainda morno para a massa não rachar. Pincele leite pela superfície da massa e esparrame o doce de leite com cuidado. Virando o pano de prato, enrole a massa. Peneire açúcar e sirva a seguir.

rocambole03

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>