risoto de aspargos e fontina

risoto de aspargos e fontina

Sábado foi dia do primeiro almoço pós casa organizada em São Paulo. Foi gostoso ter dois amigos e o pequeno Jarbinhas por perto – e eu precisava de uma receita prática – não tive muito tempo pra cozinhar – e gostosa pra esse momento. Gosto sempre de usar caldo de legumes caseiro – se não posso fazer prefiro usar água a usar cubo de caldo industrializado. Mostrei essa receita no último sábado no snapchat (guipoulain) e acabei mostrando a forma como fiz o caldo: substituí o salsão pelas pontas dos talos do aspargos, aquela parte que a gente descarta. Costumo usar a receita básica (que já dei aqui) e usar alguma coisa que ia descartar, como essa ponta firme dos aspargos ou as folhas de um alho poró. Assim vou criando uma rotina de aproveitar bem tudo dos vegetais e sempre tendo um caldo de legumes saboroso para receitas. Quis usar queijo fontina nessa receita, mas ele pode ser substituído por queijo parmesão, pecorino ou comté, por exemplo.

risoto_aspargos02

risoto_aspargos05

risoto_aspargos03

risoto_aspargos04

400 g (2 xícaras) de arroz arbóreo ou carnaroli (gosto de usar a medida de 100 g de arroz por pessoa)
1 maço de aspargos fresco (ou 1 vidro em conserva)
1 cebola picada
200 g de queijo fontina ralado
mais ou menos 2 litros de caldo de legumes
sal
pimenta do reino
azeite
3 colheres (sopa) de manteiga
180 ml (2/3 de xícara) de vinho branco seco

Retire a ponta dura dos aspargos (uns 2 a 3 dedos) e pique o restante em pedaços pequenos. Mantenha sempre o caldo aquecido ao lado da panela que for fazer o risoto. Numa panela grande coloque um fio de azeite e a cebola e refogue até que a cebola fique transparente. Junte o arroz e refogue por mais 1 a 2 minutos. Adicione o vinho e cozinhe mexendo até sentir que o cheiro forte do álcool se evaporou todo. Junte 1 litro do caldo de legumes (4 xícaras), um pouco de sal e pimenta do reino e cozinhe mexendo vez ou outra e adicionando mais caldo sempre que ficar mais seco. Numa outra panela refogue os aspargos em 2 colheres de manteiga por cerca de 5 minutos, para que cozinhem. Tempere com sal e pimenta do reino. Quando o arroz estiver quase cozido, adicione os aspargos ali. É importante provar sempre para saber se o arroz está al dente e também para provar o tempero. Estando quase pronto, ajuste o tempero com sal e pimenta do reino. Quando estiver pronto coloque o queijo fontina ralado e mexa bem para misturar. Está pronto pra servir.

ilus02

dados_risotoaspargos

risoto_aspargos06

pracozinharouvindo_01

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>