Restaurant Week BH :: Trattoria Via Destra

Entra Restaurant Week, sai Restaurant Week e lá estou eu em quantos restaurantes eu puder ($) ir! Começou em BH essa semana e vai até o próximo dia 4. Não acho que o evento seja a melhor hora de ir a nenhum restaurante, mas acho bacana como os chefs conseguem se virar para fazer pratos bacanas com o preço sugerido e mesmo como o evento movimenta a cidade!

Na última edição fiz duas resenhas: Benvindo e Applebee’s. O primeiro restaurante que fui dessa vez é o Trattoria Via Destra.

Ah! Uma crítica geral ao evento, algo que percebi também nas outras edições: A latinha para você colocar as doações fica muito escondida em todos os restaurantes que fui. Vejo muitas pessoas não doando o singelo valor de 1 real, e nem é por pão-durismo. Já que não pode somar esse valor na conta, os restaurantes poderiam levar a lata na mesa na hora da conta, não? Ou deixar em posição estratégica na saída, não sei. Faço questão de contribuir e acho ruim que isso fique tão em segundo plano.

Jantar no Trattoria Via Destra

Fiz uma reserva pelo site do evento, e achei o sistema bem funcional. Fui bem recebido logo na entrada do restaurante, mas o atendimento no geral não foi excelente. Nos puseram bem no fundo e a garçonete quase não nos via, apesar de simpática. Dei uma olhada no menu normal do restaurante e achei bem interessante. Achei estranho só terem 3 antipasti, é pouco. O ambiente tem bem cara de cantina italiana (que me fez lembrar com felicidade da minha viagem recente à Itália!), com luz de velas.

:: Entrada ::

Antipasti Al Italiana – Jardineira de legumes, conserva de berinjela, geléia de pimentões, pasta de queijo e cesto de pães

Achei qualquer coisa. Não era tão bom e os pães também não eram nada demais.

:: Prato principal ::

Cotoletta di maiale alla Romana com risotto al profummo di tartuffo e rosmarino – Corte especial de costeleta de porco confitadas e acompanhada com risoto aromatizado com trufas e alecrim ou Ravioloni di baccalla – Ravioles grandes recheados de bacalhau e salteados na manteiga aromatizada

Escolhi a costeleta. Estava maravilhoso! Confesso que depois da entrada fiquei um pouco preocupado. Sou suspeito pra falar pois amo costela de porco e amo mais ainda confit de costela de porco, mas não me decepcionei com essa. Já expliquei no blog o que é confit, mas explico de novo: confit vem do verbo francês confire, que significa conservar. Atualmente esse termo é utilizado exclusivamente para designar a conservação de carnes ou frutas na gordura ou no açúcar (geléia em francês, por exemplo, se chama confiture). É um processo lento para cozinhar a carne na própria gordura, em temperaturas baixas de cozimento, e essa carne pode ficar guardada em latas e afins por um bom tempo.

Estava bem delícia. Sabe aquela costela com bastante carne e pouco osso e gordura? Além disso estava bastante suculenta também. O risoto estava no ponto e com um aroma incrível de alecrim. Achei incrível.

:: Sobremesa ::

Dolce di limone ed arancio al gelato ou Pannacotta

Eu já tinha passado por uma maratona de sorvetes maravilhosos na Alessa (preciso falar de lá qualquer dia desses) e resolvi pular a sobremesa que tinha sorvete e fui direto na pannacotta. Estava bem boa, mas não é uma sobremesa que me atrai muito.

Comida * * * *

Atendimento * * *

Ambiente * * * *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • O menu do ano passado estava incrível e farto! O desse ano não me apeteceu muito e é uma pena que vc tenha achado a entrada qualquer coisa! As do ano anterior estavam INCRÍVEIS! Panacota eu tbm não curto. Acho muito meia boca! =p

  • Passo todo dia na frente do restaurante e me surpreendi agora com as opções que você citou que existem no cardápio e com as fotos do ambiente e do prato principal.
    Fui lendo a crítica e fiquei todo empolgado com a geléia de pimentões (que eu AMO) na entrada. Mas desanimei com o “qualquer coisa”… poxa haha
    Mas fiquei com muuuita água na boca pra provar a costeleta. AMO carne de porco, rs, não entendo como tem gente que não gosta. Ainda mais com “detalhe” pouca gordura e pouco osso.
    Vou pensar em trocar de calçada qualquer dia desses: ao invés de ir na academia que tem em frente, vou dar uma passadinha por lá, rs.

  • diz:

    Hummm.. tbm sou fã de costeleta.
    Também sempre tive curiosidade de ir ao Via Destra.. seria indelicado te perguntar sobre os preços em geral do cardápio? risos.
    Adoro suas resenhas!
    Bjs

    • gpoulain diz:

      não! até uma das coisas que quis olhar o cardápio era poder ver os preços em geral. os antepasti por volta de 20 reais e os pratos por volta de 50-60 reais. que bom que gosta delas! ontem coloquei no twitter se queriam e muita gente disse que sim, então vou fazer dos que eu for!

  • […] e, além de ser novamente atencioso, trouxe sem que a gente pedisse a lata para as doações! No post anterior tinha reclamado do descaso que eu sempre via o tratamento a essa doação, então aproveito para […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>