respondendo a dúvidas sobre o livro [e mais imagens!]

respondendo a dúvidas sobre o livro [e mais imagens!]

Hoje a campanha para que o livro saia chega ao meio. Fico feliz que em 20 dias conseguimos encostar nos 80% necessários para que ele seja impresso. Ainda faltam 20 dias e resolvi responder em forma de post algumas perguntas que alguns leitores têm feito e espero que assim todo mundo entenda melhor sobre tudo.

Moldando Afeto || Cartas Amarelas, teaser from Chagelado Estudio on Vimeo.

> Não entendi o que é crowdfunding! O livro não está pronto? Se eu paguei e o livro não sai como fica?

Crowdfunding pode ser traduzido como financiamento coletivo. Eu preciso de R$50.000,00 pra conseguir imprimir o livro e essa foi a forma que achei de conseguir esse valor: que as pessoas interessadas já comprassem o livro como numa pré-venda em que eu poderia ainda colocar outras recompensas. O livro só sai e só é impresso se eu atingir o objetivo. Se em mais 20 dias eu não conseguir os R$10.000,00 que faltam, o dinheiro é devolvido a todo mundo, estornado na próxima fatura do seu cartão após o dia 27/04 ou depositado em sua conta caso você pagou por boleto ou transferência. Se você quiser mais informações de como você é reembolsado caso eu não atinja meu objetivo, aqui explica direitinho. Então das duas uma: ou você tem seu livro/recompensa, ou o seu dinheiro de volta. Continuo na torcida de que vai ser ter o livro/recompensa! Para mais informações sobre como funciona o crowdfunding, acesse aqui.

> Prefiro esperar que o livro saia e só então comprar, assim já o recebo rapidinho!

Então… Se eu não atingir os 100% infelizmente não vai existir livro pra comprar depois…

imagem_cartasamarelas_02

> Mas é seguro isso? Onde fica esse dinheiro?

É seguro sim, muita gente já fez crowdfundings com sucesso, como você pode ver no próprio site da kickante, incluindo amigos meus. O sistema utiliza duas formas seguras de pagamento: PayPal e MoIP. O dinheiro fica com eles até o encerramento. Se não cumprir a meta, eles mesmo devolvem o dinheiro. Se fechar a meta, o dinheiro vai para a minha conta bancária (tirando os 12% que ficam pra pagar as taxas + a kickante), e assim posso pagar a gráfica pela impressão. A partir daí a responsabilidade é toda minha em fazer o livro ser impresso e enviar a todos vocês com o mesmo afeto e responsabilidade com que faço esse blog há quase 5 anos. De toda forma eu não recebo nenhum dos dados de vocês como CPF, RG ou número de cartão de crédito. Os único dados que eu, Gui, recebo de vocês pelo sistema são: nome, e-mail, valor da contribuição, recompensa escolhida e endereço. Que é tudo o que preciso para poder enviar a recompensa!

> Não tem a opção comprar dois livros, queria mais de um!

Você pode comprar quantas recompensas quiser pelo crowdfunding, só que tem que ser uma de cada vez, fazendo diferentes compras. Então pode comprar sim quantos livros ou recompensas quiser!

> Quando o livro será enviado?

Eu ainda não posso colocar uma data definitiva porque não depende só de mim. Assim que eu souber que atingimos os 100% (o quanto antes isso acontecer melhor) eu irei até a Rona (uma das melhores gráficas daqui), vou conversar todos os detalhes de impressão e agendar quando ele poderá ser impresso, pois eles já tem vários trabalhos engatilhados e eu tenho que entrar na agenda deles. Geralmente depois que o arquivo entra pra impressão, no dia agendado, ainda leva uns 7 dias até que me entreguem tudo pronto. Ainda conta eu embalar livro por livro, etiquetar tudo com os endereços e etc para poder enviar. A previsão é que todo mundo tenha esse livro em mãos até o fim de maio, exceto pra quem mora fora (o tempo de envio costuma ser bem maior). Se você olhar em cada recompensa no site do crowdfunding existe uma data prevista escrita embaixo de cada uma delas. Como eu disse, é uma previsão, pois não depende só de mim. Na minha cabeça eu adoraria enviar pra todo mundo antes do dia das mães, mas acho um pouco difícil que isso aconteça.

imagem_cartasamarelas_03

> Se fechar os 100% antes de 27 de abril o livro sai antes?

Não necessariamente. Eu só recebo o dinheiro 2 semanas após o término da campanha, dia 27 de abril. Não importa o valor. Posso arrecadar mais que os 100%, a campanha continua no ar pra quem quiser adquirir qualquer uma das recompensas. Pra mim seria legal já vender o máximo de livros possíveis desde já. O que me ajuda se eu tiver a certeza dos 100% o quanto antes é que eu posso procurar a gráfica imediatamente e já agendar a impressão. Se os 100% fecharem em cima da hora da campanha, só depois poderei procurar a gráfica, e talvez a impressão só poderá ser feita no meio de maio e não no comecinho de maio que é quando eu gostaria que ela fosse feita.

> Vai ter lançamento do livro? Quero que autografe o meu livro!

Eu adoraria poder fazer noites de autógrafos pra todo lado, mas lembrem-se que tudo sai do meu bolso, e todo o trabalho pra fazer tudo é por minha conta. Esse dinheiro que peço no crowdfunding cobre somente a impressão, eu mesmo já cobri vários dos outros gastos durante esses dois anos de produção. No outro post que fiz sobre o livro eu explico todos os gastos e o porque desse valor para o livro. De toda forma eu planejo sim fazer ao menos uma noite de autógrafos aqui em BH, mas pra eu planejar isso… Eu também preciso ter a certeza de que o livro vai sair! Então vamos lá fechar esses 100% o quanto antes! De toda forma vou entrar em contato com todo mundo por e-mail assim que fechar o crowdfunding. Quem quiser que eu autografe o livro que vou enviar, o farei com prazer antes de enviá-lo.

imagem_cartasamarelas_04

> Meu endereço foi errado! Como corrijo? O sistema não aceita endereço de fora do Brasil, como faço?

Não se preocupem. Quero entrar em contato por e-mail com todo mundo assim que acabar a campanha. Mesmo que eu tenha o endereço de todo mundo, vou pedir de novo por e-mail. Porque vai que nesse meio tempo você mudou de casa? Vai que escreveu errado alguma coisa? Eu quero que chegue certinho pra todo mundo. Então se certifiquem que ao menos o e-mail que colocam lá seja o e-mail que vocês leiam e usem sempre! Quero que as recompensas cheguem direitinho aos destinatários.

> Se eu escolhi a receita ilustrada posso escolher entre a de moelleux ou a de macarons? Quando e como faço isso?

Nesse mesmo e-mail que eu perguntar seu endereço, se sua recompensa escolhida foi um poster-cópia de receita ilustrada, vou perguntar qual das duas você gostaria de receber: macarons ou moelleux au chocolat com caramelo e flor de sal (que é a segunda receita mais famosa e acessada desse blog! só perde pro cheesecake de nutella). Pra quem escolheu as originais, infelizmente o envio vai ser sortido. Nesse caso elas são peças únicas, feitas em papel montval 300g/m2 em aquarela. Se duas pessoas quiserem a mesma, vai dar briga! A única coisa que posso dizer é: São todas receitas lindas, escolhidas a dedo e pintadas sobre um papel incrível, todas feitas com o mesmo afeto e dedicação.

imagem_cartasamarelas_05

> São 14 receitas ilustradas. Mas e as outras receitas? Elas tem foto?

Então, acho foto algo importantíssimo na hora de você ler uma receita. A gente fica querendo ver como é que o prato fica, né? Eu adoraria poder contratar um fotógrafo pra fotografar tudo, mas isso fica muito caro. É que fotografar um livro de receitas é também algo que leva muito tempo: Não dá pra cozinhar várias receitas e estar com cada uma quentinha, impecável, com food styling, tudo num dia só. Lembro de conversar com a Dani Noce e ela me contou também o sufoco e a dificuldade que foi fazer todas as fotos do livro dela. Então eu fiz tudo eu mesmo e contratei um fotógrafo pra fazer a capa pois gostaria que ao menos essa foto fosse incrível. Vocês que estão acostumados com meu blog sabem que minhas fotos são bonitas, mesmo que não sejam lindas. Todas as fotos aqui do blog são feitas por mim, exceto as do O Chef e a Chata, que quem faz é o Leo Horta, o fotógrafo da capa do meu livro, por sinal. Pra tentar driblar minha falta de talento com a fotografia, resolvi fazer algo original para o livro: ilustrei cartazes enormes, com tipografia e elementos, usando canetas e canetinhas. Foram cerca de 6 a 7 horas de trabalho em cada cartaz, num total de 56. Junto a eles, juntei minha memória: na receita de pão de queijo da minha avó quis que os pães de queijo estivessem sobre um paninho de crochê que eu herdei dela. Na receita de gli gnudi, um potinho de azeite que trouxe da Italia. Cozinhei cada receita a ser fotografada, montei cada prato da forma mais bonita que eu sabia fazer. Fui colocando além da comida, elementos sobre cada cartaz, e fotografando de cima, com ajuda de uma escada. No outro post eu já havia colocado algumas dessas fotos, elas também ilustram esse post (fotos da quiche lorraine, torta de morangos e chantilly e torta de maçãs, em imagens acima nesse post) e quem acompanha o meu instagram ou a página do blog no facebook, eu tenho colocado toda semana alguma nova imagem pra já ir dando um gostinho. Sei que olhando cada foto parece que não deu tanto trabalho quanto na verdade deu. Mas foi minha forma de tornar cada foto especial: É uma foto de comida de certa forma ilustrada, e ao menos pra mim, cheia de objetos que contam minha própria história. Fico emocionado só de lembrar como cada cartaz e foto foi feita. Sei que não são fotos incríveis, mas foi o melhor que eu consegui fazer com os recursos que eu tinha à mão. É por essas e outras coisas que levei dois anos para produzir as 232 páginas do livro, quase tudo feito unicamente por mim. Não é de forma alguma um livro de texto corrido. Ele tem sim muitos textos, mas mais da metade dessas páginas é coberta por ilustrações, frases caligrafadas e fotografias. Sou uma pessoa muito visual, o livro tinha que ser assim. Gosto de falar que esse livro é cheio de vida! Leve, gostoso, bonito de ver, sensível de ler e a cara do blog. [espero que seja assim também a forma como vocês vêem esse blog!]

livro_01

Todas as fotos desse post foram feitas por mim. Sejam as de Paris, sejam as das receitas. Dá pra sentir um pouco do que vem por aí, não dá? Se alguém tiver mais qualquer dúvida pode comentar aqui nesse post, ou me mandar e-mail, da forma que for melhor. Se você já me apoiou, sendo contribuindo com alguma recompensa ou mesmo divulgando o crowdfunding em suas redes sociais, muito obrigado! Muito obrigado mesmo! Se você leu esse texto todo e acha que vale a pena acreditar junto comigo e com as 362 pessoas que já contribuíram que esse projeto merece sair do papel, clique aqui:

www.kickante.com.br/cartasamarelas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Clarissa Resende diz:

    Autografado, lógico! :)

  • Alice Paul diz:

    Super autografado, com certeza!! <3

  • Simone Drumond diz:

    Autografado, com certeza, e se possível acompanhado de um abraço.

  • diz:

    Já garanti o meu, mas lendo o post deu vontade foi de comprar mais um.. kkkkkk!
    Ansiosa!!!

  • Marina diz:

    Gui, é impressionante o tamanho do carinho que você consegue passar pra gente, do outro lado da tela, que você tem com todos os seus projetos!
    Parabéns, falta pouquinho pra chegar nos 50. To aqui torcendo ♥

  • Lara Torrezan diz:

    Gui, que coisa linda é acompanhar esse sonho contigo, já estou muito ansiosa e sempre entro no kickante para saber quanto falta para os 100%, estou muito feliz que falta pouco!!! Agora que ofereceu o autógrafo, vai ser difícil quem não queira hein?! Mal posso esperar por essa lindeza toda chegando no meio correio!!!!! Pena que só irei a BH em meados de setembro, quando vc, provavelmente, já terá lançado o livro. Um cheiro :*

    • gpoulain gpoulain diz:

      ah que gracinha que fica acompanhando também! vai chegar direitinho! tamos quase lá! um outro cheiro!

      • Lara Torrezan diz:

        Gui queridooo, acabei de receber o e-mail do sucesso da campanha!!! que alegria \o/ eu tinha certeza que ia dar tudo certo, mas é tão bom ver isso tudo se concretizar. Mal posso esperar por essa belezura aqui em casa! Beijão :*

  • Thayse Menezes diz:

    Gui, quanto amor! Até te ajudaria a embrulhar os livros rs.
    Gostaria que eles ficassem prontos antes do meu aniversário (final de maio), algo pouco provável, mas a demora vai compensar. Rapidinho você alcança a meta, pode ter certeza.
    Beijo.

  • Thais Palomares diz:

    Gui, acho seu trabalho espetacular, só falta uma coisinha para eu comprar seu livro….tem receita de Crème Brulée??? rsrsrsrs

    • gpoulain gpoulain diz:

      oi Thais! chegou a estar na lista das receitas em algum momento, mas sabe quando não é algo que fazia parte da minha vida em Paris? achei ele meio fora de contexto apesar de ser uma receita tão famosa de lá. de toda forma já está programado pra gente gravar essa receita em O Chef e a Chata em breve. :)

  • Leticia diz:

    Oi Gui, tô só esperando o dia 20 pra comprar. Fiquei dura depois de uma viagem que eu fiz, rs.
    Sucesso! Sei que vc vai conseguir. Bjs, Leticia

  • Gigi diz:

    ¡Lindo, lindo este proyecto Gui! ¿Tu eres un ilustrador que cocina o un cocinero que ilustra? So quem faz um projeto assim, sabe e entende o trabalho. Fan tuya desde siempre :)

  • Caroline diz:

    Acabei de ficar sabendo sobre o seu projeto, fiquei muito feliz de podermos te ajudar a realizar essa sua vontade! Ja to garantindo a minha recompensa, hein?! rs Tenho certeza que voce vai conseguir. Boa sorte!

  • Rogéria diz:

    Muito feliz que ter “garantido” meu exemplar, Gui!
    Sucesso!!!
    Bj

  • MAB NATHASJE diz:

    Como assim n são incríveis? Eu acho q são!!! E estou mt ansiosa para vê-las pessoalmente!!!

    Felicidades e largue de modéstia… Rum!!!! ☺️☺️☺️

  • JULIANA SALVINI BARBOSA MARTINS DA FONSECA diz:

    Guiiiiiiiii,

    acabei de comprar o livro!!!!

    acredito que todos nossos sonhos merecem ser realizados!!!! Fico feliz em poder te ajudar em um dos sonhos!!!!! Parabéns pela conquista!!!!

    ansiosa para receber o meu!!!!com autografo!!!! bjus!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>