rendeira
0 Flares
0
Facebook
0
0 Flares
×
Minha mãe tem um pé pequenino de limão capeta no quintal. Todo outono é a mesma coisa: ele fica carregadinho, e de pequeno que é parece que vai tombar com tanto peso. No começo do mês, num sábado, logo que me levantei colhi alguns. Juntei a algumas amoras e mirtilos e criei um cheesecake com massa de amêndoas e açúcar mascavo. Colori sua superfície com flores da minha cor preferida. Sentei na varanda com minha mãe e começou a chover fininho, fininho. A chuva batendo nas folhas do limoeiro. Guardei na lembrança esse barulhinho bom. De casa, de conforto. Da calma de um sábado colorido por limões, amoras, mirtilos e algumas flores amarelinhas. Essa torta fez parte do meu menu de maio, e agora compartilho a receita com vocês.

Massa:
120g (1 xícara) de farinha de trigo
80g (2/3 de xícara) de farinha de amêndoas
1 gema
100g (1/2 xícara) de manteiga
30ml (3 colheres de sopa) de água
1 pitada de sal
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
Recheio 01:
80g (2/3 de xícara) de mirtilos
80g (2/3 de xícara) de amoras
100g (2/3 de xícara) de açúcar cristal
raspas de 2 limões capeta
Recheio 02:
600g de cream cheese
100g (2/3 de xícara) de açúcar refinado
suco de 3 limões capeta
80g (2/3 de xícara) de mirtilos
80g (2/3 de xícara) de amoras
2 folhas de gelatina sem sabor
amoras, mirtilos e flores comestíveis para decorar
Comece pela massa: Coloque as farinhas numa bacia. Adicione também o açúcar e o sal. Coloque a manteiga, gelada mesmo, em pedacinhos. Com a ponta dos dedos, esfarele tudo, fazendo uma farofinha úmida. Junte a gema e a água e só misture até que tudo esteja bem junto. Não é uma massa que deva ser sovada pra não ficar elástica. Coloque num saco plástico e leve à geladeira por meia hora. Enquanto isso faça o primeiro recheio, que é tipo uma geleia: Coloque todos os ingredientes numa panelinha e leve ao fogo até que engrosse. Se achar que ainda está azedo (depende dos seus mirtilos, amoras e limão), coloque mais um pouco de açúcar. Para os dois recheios pode-se usar mirtilos e amoras congelados ou frescos, ou até mesmo polpa das frutas.
Faça o segundo recheio: Faça um suco com os mirtilos, amoras e suco de limão. Basta bater no liquidificador ou mixer. Não adicione água, basta bater tudo junto. Na batedeira bata o cream cheese com o açúcar pra dar uma afofada. Não precisa muito tempo, uns 2 minutos. Fica levemente aerado, um creme bonito, com o açúcar bem misturado. Gosto de usar aqui o açúcar mais fino pra que ele não dê textura ao creme. Junte o suco das frutas e bata mais um pouco. Hidrate a gelatina em um pouco de água e depois leve por 10 segundos ao microondas, ou conforme as instruções do pacote. Misture também, batendo tudo na batedeira. Reserve, fora da geladeira por enquanto.
Pré -aqueça o forno a 180ºC. Retire a massa da geladeira e abra-a com ajuda de um rolo. Enfarinhe a bancada pois a massa gruda. Cubra o fundo de uma forma de fundo falso (uso uma de 20 cm de diâmetro). Fure todo o fundo com um garfo e leve pra assar por uns 15 minutos, ou até que fique douradinha. Passe o recheio 01 (a geleia) por todo o fundo. É uma camada bem fina mesmo. Cubra com o creme de cream cheese e leve pra gelar por no mínimo 1 hora. O ideal mesmo seria umas 6 horas. Retire e decore. Eu costumo colocar um pouco do creme num saco de confeitar pra fazer essas “bolas” de creme por cima. Vou intercalando com as frutas e faço os últimos detalhes com as flores.

prato: Tok&Stok
panelinha: Le Creuset
bandeja e paninho: acervo

0 Flares
0
Facebook
0
0 Flares
×