receita ilustrada #3 – alfajor de colher

Hoje a receita não é minha! É da chef Julia Martins. Assim que eu postei a primeira receita ilustrada aqui no blog a irmã dela me encomendou que fizesse duas receitas ilustradas para que pudesse dar de presente a ela. Deixou que eu as postasse aqui também. Essa é uma versão bem simples de alfajor pra se comer de colher. É rápida de fazer, vai poucos ingredientes e é um prato cheio pra quem ama doce de leite.

alfajor_de_colher_01

400 g de doce de leite

250 g de creme de leite fresco

cerca de meio pacote de bolacha maria triturado

chocolate meio amargo ralado a gosto

receita_ilustrada_03

Misture o doce de leite e o creme de leite numa panelinha e leve ao fogo baixo até que mesclem bem. Divida em copinhos, pela ordem: creme + biscoito + chocolate e coloque por cima o biscoito triturado e o chocolate. Leve à geladeira. Sirva com uma colherzinha, que dá charme e é o modo de comer!

Dicas do Gui: Se você não tiver copinhos de shot vale até comprar aqueles copinhos descartáveis tranparentes que muita gente usa pra colocar brigadeiro de colher ou mousse de maracujá. Outra opção é bater o creme de leite como chantilly em uma batedeira (sem adicionar açúcar) e misturar ao doce de leite sem ir ao fogo, é uma versão um pouco “aerada” do alfajor de colher. Pessoalmente adoro colocar bastante chocolate, o mais amargo possível, que contrasta bem com o sabor doce do doce de leite.

alfajor_de_colher_02

rendimento 20 copinhos

tempo de preparo 15 minutos + 30 minutos na geladeira

dificuldade baixa

imagem_ouvindo

[youtube=http://youtu.be/4fBQUMUmkNE]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Que delícia que deve ficar, Gui. Estou adorando suas receitas ilustradas, a cara do blog. :-)

  • Érika diz:

    é muita fofura e muito talento!

  • Gente, que delícia!!! E que coisa mais linda de presente!
    E te confesso que ao começar a ler fiquei pensando justamente em bater o creme de leite e misturar ao doce de leite sem fogo…. fiz isso em uma receita de mousse de chocolate branco com menta e amei o resultado super aerado!

  • Eu tenho uma dúvida Gui:
    Toda vez que colocam “creme de leite fresco” numa receita fico toda perdida. Tem gente que fala que comprar o creme de leite com maior teor de gordura já funciona. Mas, se não, como comprar? Onde comprar?

    • Mariana diz:

      Se vc for de BH, eu sei que tem no Verdemar, vem em uma garrafa tipo essas de iogurte grande, sabe? Se não me falha a memória, custa cerca de 5 reais o de fabricação própria, 500ml. Acredito que deva ter também em Supernosso e outros supermercados grandes.
      beijo

    • gpoulain diz:

      ah, não é difícil achar (ao menos em BH e imagino que em grandes cidades também). em BH sempre compro no Verdemar, que por ter produção própria acaba sendo mais barato. Mas já vi no Mart Plus e Super Nosso também. Ele vem em potes tipo aqueles de iogurte de beber compridos, sabe? Fica na geladeira, perto de requeijão, cream cheese, etc.

      ele na verdade não é “fresco”, é pasteurizado. mas ele pode ferver e é mais fácil pra bater chantilly. dá uma olhada na geladeira dos supermercados!

  • Mariana diz:

    Já vou fazer pra sobremesa do jantar de amanhã!!
    Não sei qual é a receita que usam no Benvindo (restaurante no Lourdes, já foi? se não, não precisa se dar ao trabalho, pq não vale a pena), mas gostei muito da primeira vez que fui lá e comi. Já da segunda, achei doce demais – pode ser que tenha sido o chocolate usado… Não houve terceira, já que as duas experiências no restaurante foram ruins, mas tinha achado a ideia de um “alfajor líquido” bem legal! Ainda bem que vc sempre salva!!
    beijos

  • Giovanna Silva diz:

    Conheci seu blog através do Chata de Galocha e agora não passo um dia sem dar uma espiadinha… Já testei várias receitas e tô calando a boca do namorado que me achava um fracasso na cozinha hahahaha
    Mas para essa receita, qual doce de leite você indicaria?
    Abraço

  • […] ou mesmo requeijão daqueles bem espessos. A outra ideia é uma receita bem fresquinha do blog: o alfajor de colher! Já tem leitor fazendo e me contando que ficou delicioso! Mas acho que o que eu faria mesmo é um […]

  • Leticia diz:

    gui, fiz a receita sem levar ao fogo. bati o creme de leite, acrescentei o doce de leite e inovei: coloquei uma clara em neve! o resultado foi excelente, ficou super leve e aerado o creme, já que fiquei com medo do doce ficar exagerado.

    as receitas estão deliciosas, e o blog também! parabéns! :)

  • […] a receita que eu achava que era dele, na verdade é de uma colega de profissão, e o link está aqui. A receita é ilustrada e facílima de fazer. Para quem adora um alfajor, vai adorar esta versão! […]

  • […] é a outra receita que ilustrei pra chef Julia Martins. Super fácil também. Não tem uma quantidade exata dos […]

  • […] O dia que eu fui inventar moda e resolvi fazer essa receita, aproveitei que tinha sobrado doce de leite do recheio do naked cake pra fazer esse alfajor de colher. […]

  • […] colocar nozes picadas misturadas à ganache, se quiser. Se quiser coisas em porçõezinhas, tem o alfajor de colher. Essa torta de morango e mascarpone dá um ar lindo e sofisticado pra mesa, além de também ser […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>