receita ilustrada #2 – creme de lentilhas com cogumelos

Adoro lentilhas principalmente em saladas e sopas. Essa receita une ainda outro sabor que adoro: cogumelos. Com outros ingredientes que fazem toda a diferença na hora de realçar o sabor da lentilha (e adicionam nutrientes, como a cenoura), esse creme é uma delícia. Como toda receita ilustrada daqui, também é bem simples de fazer. Lembrando: a imagem da receita aumenta ao ser clicada.

creme_lentilhas_cogumelos_01

400 g de lentilhas

200 g de champignons de paris

2 cebolas

1 cenoura

50 g de bacon picado

1 l de caldo de carne

1 l de água

1 colher (sopa) de manteiga

sal e pimenta do reino

receita_ilustrada_02

Descasque a cenoura e as cebolas. Corte-as em cubos médios (não precisa ficar bonitinho, a sopa será processada depois). Numa panela coloque a manteiga e refogue a cebola, a cenoura e o bacon ali. Junte as lentilhas. Misture e adicione o caldo de carne (se for usar em cubos dissolva apenas um) e a água. Deixe cozinhar por 1 hora com a panela semi-tampada. Se preciso for, adicione mais água ao ver que está ficando muito seco.

Limpe os cogumelos (tem que os lave em água, eu prefiro limpar usando um papel toalha, só pra tirar a terra mesmo). Corte-os em lâminas. Pegue uma assadeira e regue com um fio de azeite. Dê uma espalhada para untar a fôrma. Coloque os cogumelos e regue com um pouquinho mais de azeite, não muito. Sapique um pouco de sal e pimenta e leve ao forno por mais ou menos 15 minutos.

Bata a sopa de lentilhas no liquidificador, mixer ou processador. Divida os cogumelos no fundo de tigelas ou pratos de sopa. Cubra com o creme. Se quiser, jogue um pouquinho de creme de leite por cima, só pra fazer uma gracinha no prato mesmo. Sirva a seguir, bem quente.

creme_lentilhas_cogumelos_02

rendimento 4 a 5 porções

tempo de preparo 15 minutos + 1 hora de cozimento

dificuldade baixa

imagem_ouvindo

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=FWR9MR5juWI]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>