quiche lorraine

Hoje vou ensinar uma receita que já é clássica aqui em casa e provavelmente todos os meus amigos já comeram a que faço. Essa receita é originária da região de Lorraine, na França, daí o nome. Inclusive o termo “quiche” vem do dialeto dessa região, significando torta. Nada mais é que uma torta aberta. Embora a receita original seja feita com queijo emmental eu prefiro utilizar o queijo gruyére e adicionei um ingrediente extra: cebola. Não sei exatamente se posso continuar chamando de Quiche Lorraine com as modificações, mas é fato que faz bastante sucesso sempre que eu faço ao receber amigos em casa.

massa

:: 250g de farinha de trigo

:: 125g de manteiga gelada

:: 1 gema de ovo

:: 4 colheres (sopa) de água

:: sal

recheio

:: 100g de queijo gruyére ralado grosso

:: 100g de bacon em cubinhos

:: 1 cebola picada

:: 2 ovos

:: 200g de creme de leite

:: sal

:: noz moscada

Misture a manteiga gelada com a farinha e uma pitada de sal, utilizando a ponta dos dedos até formar uma farofa úmida. Adicione a gema, a água e amasse até ficar uma massa uniforme. Envolva em filme plástico ou coloque em um saco plástico e leve a geladeira por meia hora.

Abra a massa e coloque em uma forma grande ou em forminhas pequenas. Dá uma quiche grande ou 10 pequenas como as minhas.

Salteie o bacon com a cebola em uma frigideira e reserve. Em uma tigela misture os ovos com o creme de leite e tempere com sal e noz moscada. Misture o queijo e adicione o bacon com a cebola.

Coloque o recheio sobre a massa e leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos.

Rendimento :: 1 quiche grande ou 10 pequenas

Tempo de preparo :: 50 minutos + 40 minutos de forno

Dificuldade :: fácil

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Pabla Felix diz:

    Gostaria de saber como faço para armazenar esse quitutes sem perder o sabor???Gostaria de saber se tem como fazer em até 3 dias antes???

    • gpoulain diz:

      olá! pode fazer com antecedência sim. Deixe preparado sem assar em algum recipiente tampado na geladeira. Melhor mesmo é fazer no dia, mas se não tiver jeito… O sabor vai perder um pouco de qualquer forma, mas continuará gostoso. E não passe de 5 dias sem fazê-lo mesmo heim?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>