pizza sem glúten (massa de couve flor)

pizza sem glúten (massa de couve flor)

Um dia entramos todos no que viria a ser um dos meus restaurantes preferidos. Éramos oito tentando se aquecer um pouco e ter uma bela refeição. O garçon avisou que por sermos muitos teríamos um menu fechado. o primeiro prato era um velouté de couve flor. Lembro da gente sorrindo uns para os outros numa alegria enorme em comer algo tão simples e tão delicioso. Acho que foi esse o dia em que a couve flor se tornou um dos meus vegetais preferidos. Desde então a transformei em purês, sopas, gratinados e crumbles. Hoje ela vira também uma massa de pizza sem glúten, misturada ao queijo derretido e ao aroma e sabor de uma belo ramo de manjericão picadinho. O resultado é ótimo: uma massa saborosa com bordinhas levemente crocantes. Aqui só usamos a flor, e como não gosto de desperdícios, algumas sugestões pra aproveitar os cabinhos: purê de couve flor, crumble de vegetais.

cerca de 1/3 de uma couve-flor (vamos usar 1 xícara da flor picadinha)
1 xícara de muçarela ralada em ralo fino
1 ovo
um ramo de manjericão
sal
pimenta do reino

Pique bem picadinha a couve-flor, descartando os talos maiores. É necessário render uma xícara, a mesma medida que vamos utilizar da muçarela. Se quiser, faça isso no processador. Coloque numa vasilha e leve ao microondas por 3 minutos. A couve-flor vai amolecer um pouco, dando uma leve cozinhada. Se precisar, coloque um pouquinho mais de tempo. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Esprema bastante para sair todo o liquido da couve-flor. Misture com o ovo e a muçarela e tempere com o manjericão picadinho, sal e pimenta do reino. Esparrame sobre uma assadeira coberta com papel manteiga e untada com azeite ou óleo sobre o papel (a massa gruda bastante após assada!) e leve para assar por 10 minutos. Cubra com um pouco de molho de tomate e o recheio que preferir. Nossa sugestão foi cobrir com mais muçarela, usar tomatinhos grape e um pouquinho mais de manjericão pra fazer uma pizza marguerita. Leve de volta ao forno até gratinar. Rende uma pizza média.

pizzacouveflor02

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>