pé de moleque — o chef e a chata

pé de moleque — o chef e a chata

No episódio de hoje a gente tem um convidado especial: o Paulinho, pai da Lu. É que ele tem uma receita da vó dele, dessas cheias de histórias pra contar. Receita de pé de moleque. Aproveitando que estamos na época de festa junina e que essa receita é perfeita pra ocasião, nada melhor que alguém que sempre fez pra vir ensinar aqui os truques que ele tem pra fazer direitinho. E claro que aproveito pra dar uma dica minha no meio do caminho também. Olha a cobraaa! É mentiraaa! Olha o doce bão demais da conta sôoo! É verdaaaade!

pedemoleque_02

1 kg de rapadura

1 lata de leite condensado

500 g de amendoim

água

farinha de mandioca para polvilhar

Pique a rapadura com ajuda de uma faca, para ajudar que derreta com mais facilidade. Coloque-a numa panela com um pouco de água para ajudar a derreter (cerca de ½ xícara de água) e leve em fogo alto. Enquanto derrete, pique ¼ do amendoim, grosseiramente, com ajuda de uma faca. Reserve. Limpe uma superfície de granito (uma parte da pia, por exemplo) e salpique um pouco de farinha de mandioca ali. É onde despejaremos o doce e isso ajuda a não grudar na pedra. Quando a rapadura estiver completamente líquida junte o leite condensado e comece a mexer até engrossar. O ponto é o mesmo do brigadeiro, quando começar a soltar do fundo está pronto. Mesmo assim, faça o teste do ponto: Deixe uma vasilhinha com água ao lado e pingue um poquinho do doce. Se endurecer, está bom. Misture o amendoim e vire em seguida na pedra preparada com a farinha de mandioca. Esparrame bem com a colher e aguarde um pouco para que esfrie. Não deixe esfriar completamente. Assim que estiver morno, corte losangos com uma faca. Depois disso é só servir.

pedemoleque_03

cesta vermelha: mercado central de BH

louças azuis e brancas: acervo

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • helga diz:

    adorei muito o video! eu amoooooo doce de mamao! o jeito que ela olha pro pai é fofo demais! voces são especiais!

  • ALINE diz:

    Descobri o blog a partir do seu instagram, meio que por acaso. E que acaso maravilhoso! :)
    Achei lindo! Bom gosto, bons textos. Acompanho o Chef e a Chata há algum tempo e acho que o Gui deve ser uma dessas pessoas que a gente passa uma tarde inteira conversando e não vê o tempo passar. Acho uma pessoa bem humorada, dessas pessoas legais de conviver, sabe. E com uma amizade sincera! :)

    Gosto muito das receitas e elas me incentivaram a arriscar mais na cozinha.
    Ah, e se puder, faz o doce de mamão? É gostoso demais!
    Um abraço e parabéns pelo trabalho!

  • Luana diz:

    Gui, por acaso o amendoim é torrado? Amei a receita!! Que tal ensinarem a fazer doce de leite em barra? Aquele que sempre tem em festa junina também. Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>