pavê de banana

pavê de banana

Quando estávamos pensando em receitas pra ir ao ar em O Chef e a Chata, Lu lembrou de um de seus doces preferidos: banana pudding do Magnolia Bakery. Ela sempre me contou que o lugar ficou famoso por ser onde as mulheres de Sex & the City comiam cupcakes, mas ela me disse que o que ela gosta mesmo lá é esse doce. Pesquisando um pouco pra tentar entender melhor, criei uma receita que ela disse se aproximar bastante do sabor do doce que ela tanto gosta: um pavê de banana, receita simples de fazer e bem gostosa:

1 lata de leite condensado
2 gemas
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
120 ml (1/2 xícara) de leite
120 ml (1/2 xícara) de creme de leite pasteurizado gelado
100 g de biscoito (usamos de leite maltado)
3 bananas prata

Coloque numa panela o leite condensado, as gemas, o extrato de baunilha e o leite. Deixe cozinhar até engrossar um pouco, mexendo sempre. Quando começar a ferver e espirrar, está no ponto. Retire do fogo e deixe esfriar. Coloque os biscoitos num saco plástico e bata neles com um rolo de macarrão ou algo similar, pra quebrá-los, formando uma farofinha com pedacinhos de biscoitos. Na batedeira bata o creme de leite até ele atingir consistência de chantilly. Misture delicadamente os dois cremes. Deixe gelar um pouco. Faça a montagem em potinhos ou copinhos: coloque por baixo uma camada de biscoitos, um pouco de creme, banana em rodelas e mais creme pra finalizar. Deixe na geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir. Rende de 6 a 8 potinhos pequenos.

bananapudding_02

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Mauren diz:

    Oi Gui, te acompanho há um bom tempo! amo o blog e as receitas.
    AMO os vídeos com a Lu.
    Vou perguntar aqui por ser o post mais recente. Sabe a receita do bolo de baunilha de aniversário da Lu?
    Se eu quiser fazer 2 receitas, que tamanho de forma devo usar ? beijos e obrigada!!!

    • gpoulain gpoulain diz:

      pode perguntar sempre no post da receita porque eu sempre vou ver da mesma forma! (:
      e assim a pergunta fica válida pra quem estiver no post e talvez ter a mesma dúvida que você.
      pra dobrar a receita sugiro usar uma forma entre 22 a 25 cm de diâmetro.

      um abraço!

  • Patrícia Fonseca diz:

    Oi Gui! Tudo bem? Posso fazer essa receita de um dia para o outro? Ou tenho que fazer no dia em que for servir? Obrigada!!

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei Patrícia! sugiro deixar o creme pronto na geladeira, o biscoito trituradinho num potinho fechado e fazer a montagem e picar a banana no dia que for servir. senão o biscoito vai ficar murcho e não crocante e a banana pode ficar meio passada. um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>