pastel de pizza

pastel de pizza

Minha adolescência passou sem deixar muitas lembranças marcantes ou felizes, mas gosto de lembrar de pequenas coisas que eu vivia, quase sempre ligadas à comida. Lembro da minha mãe se levantando cedo pra fazer pão na chapa antes que eu fosse pra escola; do atravessar a Misseno de Pádua em muitas manhãs geladas até a escola que ficava na praça central de Lavras; do sorvete azul (!) da sorveteria da esquina; do pastel de pizza que eu comia quase sempre na cantina. E é dessa última lembrança que me trouxe a essa receita, vem assistir:

massa:
250 g (2 xícaras) de farinha de trigo
125 g (1/2 xícara + 2 colheres de sopa) de manteiga gelada
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
1 gema de ovo
50 ml (1/4 de xícara) de água

sugestão de recheio:
1 linguiça calabresa picada
½ xícara de molho de tomate
1 xícara de muçarela ralada
orégano

Misture a manteiga gelada com a farinha, sal e açúcar, utilizando a ponta dos dedos até formar uma farofa úmida. Adicione a gema, a água e amasse até ficar uma massa uniforme. Não é bom sovar muito, só deixar tudo homogêneo mesmo. Envolva em filme plástico ou coloque em um saco plástico e leve à geladeira por 20 a 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Numa superfície enfarinhada abra a massa e corte de círculos de cerca de 10 a 12 cm de diâmetro. Você pode usar um pires como referência. Em cada um deles esparrame um pouquinho de molho, muçarela ralada e calabresa em cubinhos. Pincele ovo e leve para assar por cerca de 20 minutos ou até que a massa esteja douradinha. Rende 6 pastéis.

dados_pasteldepizza

pastel_pizza02

pracozinharouvindo_06

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>