pastel de angu — o chef e a chata

pastel de angu — o chef e a chata

Um tira gosto muito típico em Minas (ao menos em BH!) é o pastel de angu. É como se fosse uma polenta frita, super gostosa e recheada geralmente com carne. Além de tudo é uma boa receita para os intolerantes a glúten e lactose já que a massa é feita de fubá, ovo, polvilho e água. Temos uma opção pra vegetarianos aqui, recheado com queijo prato (e uma pitadinha de pimenta calabresa) fica incrível! Vem aprender com a gente:

750 g (6 xícaras) de fubá

1 litro e 200 ml (5 xícaras) de água

80 g (1/2 xícara) de polvilho azedo

1 ovo

2 colheres (sopa) de óleo

1 colher (sopa) de sal

Peneire o fubá. Isso é importante pra massa ficar bem lisinha. Coloque a água pra ferver. Nela misture o óleo e o sal. Assim que ferver junte o fubá na panela e comece a mexer. Parece que vai dar tudo errado mas é assim mesmo, é tipo fazer um angu beeeem consistente. Mexa ali por cerca de um minuto só. Não é preciso cozinhar o fubá, só fazer virar uma massa meio estranha mesmo. Passe essa massa pra uma bancada e abra-a um pouco com ajuda de uma colher. Assim que já der pra colocar a mão na massa sem ela estar muito quente (uns 5 minutos depois), junte o ovo e o polvilho e comece a sovar. É meio grudento e quebradiço, mas rapidamente vira uma massa. Faça um rolo com ela e cubra com um pano de prato úmido. Vá pegando pedaços e faça bolinhas com a mão. Vá apertando as bolinhas com os dedos pra abrir a massa, abrindo “conchinhas”. Recheie como quiser e feche, apertando bem as beiradas e utilizando um garfo para fazer o acabamento.

Frite em óleo quente. O ideal é que a quantidade de óleo cubra os pastéis. Frite uns 3 a 4 por vez e escorra em papel absorvente. Sirva a seguir, quente. Essa quantidade da receita rende bastante, cerca de 20 pastéis médios, então se quiser faça tudo de uma vez e congele uma parte sem fritar.

pasteldeangu_02

recheio de carne:

500 g de carne moída

1 cebola picada

1 tomate picado

3 dentes de alho picados

sal, pimenta do reino e azeite

Refogue a cebola no azeite até transparentar. Junte o alho e em seguida a carne. Mexa bem pra ficar soltinha e cozinhar. Junte o tomate. Tempere com sal e pimenta. Tente deixar o recheio sem caldo nenhum, somente úmido, pois a massa pede recheio mais secos.

 

recheio de queijo:

500 g de queijo prato

Rale o queijo e use-o como recheio. Gosto de adicionar um pouquinho de pimenta calabresa pra dar um toque picante.

pasteldeangu_03

Travessa de barro: feira na Bahia

Guardanapo de pano: lojinha de rua em Tiradentes

Guardanapo de papel e toalha: acervo da Lu

Vasinho de galinha: Tok&Stok

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>