pasta alla carbonara

Reza a lenda que essa receita típica italiana nasceu na Roma Antiga. Não se sabe bem ao certo a origem do nome. Ele vem da palavra carbone, que em italiano significa carvão. Dizem que ganhou esse nome porque a pimenta preta ralada em cima do prato lembrava pedacinhos de carvão. Comendo na Itália, achei bem diferente das carbonaras que já comi em restaurantes no Brasil. Aqui se usa o jeito anglo-americano de fazer a carbonara, com poucas gemas e sem a pimenta preta que caracteriza o nome. Mas aqui nesse post ensino a receita original e deliciosa que comi por lá!

:: 400g de fettuccine ou spaghetti

:: 4 gemas de ovo

:: 1 colher (sopa) de manteiga

:: 150g de bacon picadinho

:: 200ml de creme de leite (de preferência o fresco)

:: sal

:: pimenta do reino moída na hora

Refogue o bacon na manteiga até que ele fique bem corado. Separe as claras das gemas, colocando-as em um bowl (as claras podem ser usadas para alguma outra receita).

Tempere as gemas com sal e pimenta do reino moída na hora. Cuidado com o sal pois a receita leva bastante bacon e ele já costuma ser salgado por si só. Junte o creme de leite e bata com ajuda de um fuet ou um garfo. Reserve.

Cozinhe a massa (utilizei massa fresca feita em casa, né?).

Escorra e misture o bacon e o molho. Você deve se perguntar: as gemas ficam cruas no creme de leite? Sim. As gemas não podem cozinhar! Elas simplesmente esquentam quando você coloca o molho na massa e bacon quentes. Não se preocupe, fica uma delícia assim mesmo. Sirva com queijo pecorino ralado (ou parmesão). E não se esqueça do que dá nome ao prato: basta moer bastante pimenta do reino preta por cima. Se você não tem um moedor, coloque pimentas em grão dentro de um pano de prato e bata nelas com um martelo de cozinha, triturando-as.

Rendimento :: 4 porções

Tempo de preparo :: 20 minutos

Dificuldade :: fácil

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>