paraNorman

imagem_cinema

Coraline foi o primeiro filme que vi em 3D no cinema. Não poderia ter pedido uma introdução melhor: a animação em Coraline é maravilhosa, o 3D realmente adicionando algo ao visual e proporcionando ao espectador uma imersão maior no mundo da personagem-título. Claro que Coraline, acima de tudo, é um tremendo filme, independente da terceira dimensão.

Três anos após Coraline, o estúdio Laika retorna com ParaNorman, outra animação que mistura comédia com o sobrenatural. Mas embora o clima ainda seja de fantasia, ParaNorman lida com temas bem mais reais – a questão central do filme não é um garoto que fala com os mortos, mas sim o bullying.

paranorman_01

Assunto que infelizmente está mais na moda do que nunca, o bullying é abordado no filme de modo simples e não-condescentente. Norman, o garoto que fala com os mortos, é maltratado por praticamente todas as outras crianças. Ao conversar sobre o assunto com Neil (o garoto gordinho que é o único que gosta de Norman), Neil solta a seguinte pérola: “Se você fosse mais alto e mais estúpido, provavelmente também faria bullying”. Faz pensar, não?

Na época não se usava essa palavra, mas quando eu era criança também cometi minha parcela de crueldades com outras crianças. Uma menina que parecia gostar de mim, mais de uma vez eu caçoei dela porque ela era gordinha. Será que eu fiz isso porque também sofri bullying – por ser magro demais, “CDF”, não ser bom de futebol? Honestamente não sei. Mas acho que é quase inerente ao ser humano querer descontar suas frustrações no mais fraco. Mas à medida que crescemos, aprendemos a não agir dessa forma novamente. Isso se você, além de mais alto, tiver com o tempo se tornado também menos estúpido.

ParaNorman é uma lição de tolerância. A vingança é um sentimento que surge rápido, mas não proporciona nenhuma satisfação além da momentânea. Num clímax magnífico (tanto no campo emocional quanto no visual), a vilã do filme – uma “bruxa” que foi morta há alguns séculos na cidade – é confrontada por Norman: “então porque algumas pessoas te fizeram mal, você quer ser má igual a elas?”. Norman é um sábio. E ParaNorman, a rara animação que pode divertir crianças e adultos da mesma forma. Talvez até mais os adultos!

(para os fãs de filmes de terror, como eu, as referências a Halloween e Sexta-Feira 13 são sensacionais)

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=1juViz-_kDg]

ParaNorman, um filme de Chris Butler e Sam Fell

92 minutos / EUA / 2012

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>