pão chato norueguês

Algumas vezes sinto vontade de escrever simplesmente para externar algo que não sei bem ao certo o que é – e por mais que esse algo grite aqui, dentro de mim, se perde nos pensamentos corridos. Já tentei identificar o que poderia ser essa inquietude, esse pleno desejo de unir palavras e dar a elas força.

O mundo talvez nunca tenha me parecido tão distorcido, mas agora sou munido de ferramentas para tomar conta dele – ou pelo menos para dar conta de um pedacinho que seja. Já não me perco mais como antes, nem mesmo desanimo diante de demonstrações impiedosas. Ao contrário, vejo nelas a força que faltava para que tudo fizesse sentido. Por mais que algumas vezes a vontade seja de fugir ou de esconder, o que preciso é de tempo. Não quero mais ter medo.

:: 300g de farinha de trigo comum

:: 150g de farinha de trigo integral

:: 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

:: 1 colher (sopa) de fermento em pó

:: 2 colheres (chá) de sal

:: 1 ovo (em temperatura ambiente)

:: 50g de manteiga derretida

:: 100ml de buttermilk (100ml de leite com algumas gotinhas de limão – deixe repousar uns 5-10 minutos)

Pré aqueça o forno a 240ºC. Se seu ovo não está em temperatura ambiente, uma dica: esquente um pouco de água sem ferver, morna mesmo, coloque em um copo e mergulhe o ovo ali por 1 minuto. Bata bem o ovo com o buttermilk. Junte a manteiga derretida e misture.

Em outro bowl junte os ingredientes restantes e vá adicionando essa mistura seca à líquida aos poucos. Vá sovando até formar uma massa homogênea, meio pesada mesmo. Se precisar adicione mais leite se estiver muito dura, e se estiver muito grudenta adicione mais farinha de trigo comum, sempre bem pouquinho pra não perder o ponto, heim?

Estique a massa com a mão mesmo e coloque sobre uma assadeira retangular polvilhada de farinha de trigo. Esparrame a massa pela assadeira deixando ela achatada mesmo (algo do tipo 1 dedo de altura). Leve para assar por cerca de meia hora. Ele tem que ficar “cascudo” mas com o interior fofo.

Agora uma sugestão para servi-lo: Peguei 8 dentes de alho do confit que fiz e esmaguei. Misturei 1 colher de sopa de requeijão e passei por todos os pedaços rasgados de pão. Esparramei tomates cereja cortados ao meio e joguei sal, pimenta do reino e um pouquinho do azeite do alho por cima de tudo. Levei ao forno mais uns 10 minutos. Ficou uma delícia!

Rendimento :: 12 pedaços

Tempo de preparo :: 1 hora + 20 minutos (sugestão para servir)

Dificuldade :: média

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=TZVqNnqEDO8]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>