pão australiano

pao_australiano_02

A receita ilustrada de hoje é de algo que está pra todo lado – o pão australiano, que não existe na Austrália assim como não tem pão francês na França! Não sei quem “descobriu” a receita do Outback, mas tenho visto cada vez mais em bares, hamburguerias, padarias… E em vários blogs também. Usei dos meus (poucos) conhecimentos de quando estudei padaria na França e fiz umas pequenas alterações no que vi por aí. Peguei os ingredientes, mas utilizei de pequenas técnicas que os franceses usam pra deixar o pão mais perfeito. E resolvi ilustrar só pra dar mais vontade de fazer!

pao_australiano_01

880 g de farinha de trigo

400 ml de água

10 g de fermento biológico seco (1 sachê)

30 g de cacau em pó (pode usar chocolate em pó também)

50 g de açúcar mascavo

100 ml de mel

60 g de manteiga

30 g de leite em pó

15 g de sal

receita_ilustrada_06

Misture bem 250 g da farinha de trigo com 150 ml da água e 2 g do fermento. Coloque em um bowl pelo menos duas vezes maior que essa massa (ela vai crescer). Cubra com plástico filme e guarde em temperatura ambiente por 12 horas. Eu costumo colocar no forno (não ligado) para repousar.

Pegue o restante da farinha e do fermento e disponha numa superfície (como a beirada de granito da pia) onde vai sovar. Faça uma coroa para colocar o líquido dentro. No restante da água dissolva o leite em pó e o cacau em pó. Coloque no centro da farinha e fermento e comece a sovar, incorporando bem. Junte a massa fermentada do dia anterior e sove bem. Junte aos poucos o mel, o açúcar e o sal e sove mais. A última coisa a ser misturada é a manteiga, e o faça até que a massa esteja homogênea. Dê uma esticada num pedaço da massa com a mão, se ela esticar sem rasgar, bem elástica, está pronta. É o chamado ponto de véu. Deixe repousar em uma vasilha grande, coberta por filme plástico também, por cerca de 1 hora e meia. Vai crescer bastante. Divida em 4 bolas (ou faça como preferir, se quiser pães menores). Faça as bolas bem bonitinhas e já coloque em assadeiras, deixando um bom espaço entre as bolas de pão. Deixe repousando mais meia hora. Se quiser, polvilhe fubá ou farinha de milho por cima: basta umedecer sua mão, passar sobre o pão, para que a farinha grude; polvilhe com a mão ou com ajuda de uma peneira. Faça alguns cortes rasos no pão com a ponta de uma faca afiada (usávamos gilette na boulangerie em Paris!) e leve para assar em forno já pré-aquecido em 220ºC por cerca de 35 minutos.

pao_australiano_03

rendimento 4 pães grandes

tempo de preparo cerca de 1 hora + 14 horas de repouso

dificuldade média

imagem_ouvindo

[youtube=http://youtu.be/undoSJOhfg0]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Esse pão está me perseguindo!!! hahahaha
    Publiquei a receita (super parecida) semana passada e estava conversando sobre ela nesse minuto no trabalho!!!
    Fiz em casa duas semanas seguidas e estou apaixonada pelo resultado!!!
    Depois, dá uma olhadinha!
    http://jussaratuma.wordpress.com/2013/09/18/o-famoso-pao-australiano-do-outback/
    Beijo!

  • Patricia diz:

    Que lindo seu post!!
    Deu vontade de fazer pão!
    Adorei.

  • Olá, fiz a receita ontem e adorei! Apenas substituí metade da farinha por farinha de trigo integral e o resultado foi ótimo. Agora quero testar com o fermento natural…
    Merci bien

  • […] levar vários pra casa e comer no café da manhã? Encontrei no meu blog preferido de receitar, o Moldando Afeto, e resolvi trazer pra […]

  • Esse pão é uma delicia! Por aqui fazermos sem o leite em po e com farinha de trigo integral também. Depois de algumas tentativas e alquimias do marido, chegamos na receitinha final que fez um sucesso imenso com nos convidados! Proxima vez testaremos com leite em po!

  • Vanice marchioni diz:

    Estou agradecida por voce postar esta receita. Já havia muito tempo que eu a procurava, mas as receitas que eu encontrava não eram originais. .

  • […] (e que sempre é a primeira coisa a sumir da mesa, juro!). Pra acompanhar uma tábua de queijos, pão australiano. Como ele é forte e adocicado, acho que combina muito bem com queijos como gorgonzola, grana […]

  • Finalmente fiz o pão autraliano, Gui! Usei farinha branca na massa fermentada, mas o restante foi farinha integral, e acrescentei um pouco de farinha de gluten (desde que comecei a usar farinha de gluten nos meus pães integrais estou tão satisfeita com a maciez!!!). Tive que colocar um pouco de água a mais, por causa da farinha integral e do gluten, mas ficou perfeita!!! Receita sua num tem erro, né?? Obrigada! Beijos!

  • MARIA JOSE FURTADO NOGUEIRA diz:

    Fiz a receita deu super certo. usei a maquina de pao para sovar a massa e assei na forma…a receita é otima!!!ja quero fazer de novo!rsss obrigada!

  • Jéssica Maiara Quero da Silva diz:

    Gui já tinha visto essa receita, mas esqueci completamente dela. Assisti o chef e a chata hoje e preciso fazer aquele hambúrguer, sério, que receita incrível!!!!
    Como vocês, quero fazer tudo, inclusive o pão, mas bateu uma dúvida boba (coisa de quem só fez pão duas vezes na vida hahaha), como eu faço para ele ficar com formato de pão de hambúrguer? É só fazer bolinhas com um tamanho médio?
    Obrigada e parabéns pelo blog, pelo programa com a Lu e pelo livro incrível!!!

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei Jéssica! sim! só fazer bolinhas. elas mesmo vão se achatar um pouco, virando um pão de hambúrguer. pra uma receita dessa eu fiz 8 bolinhas. tem que dar um espacinho entre elas na assadeira pra crescer. muito obrigado pelo carinho!

  • Marina diz:

    Gui, faz tem po q ensaio fazer essa receita sua, mas nesse friozinho não vou mais resistir! kkk
    Gostaria de saber se esta receita está no seu livro!
    mto obrigada!
    ah depois volto aqui contar como ficou!! bjs

    • Marina diz:

      Já aproveitando, queria saber mais ou menos quantas gramas de massa vc separa para fazer um pão de hamburguer!
      obrigada, Gui!

      • gpoulain gpoulain diz:

        ah, eu não pesei, na verdade. fiz a massa toda e reparti em 8. fiz 8 bolinhas iguais e coloquei na assadeira, deixando espaço entre elas pra ela crescer na última fermentação. mas é isso, rende 8 pães de hambúrguer!

    • gpoulain gpoulain diz:

      não, não está no livro! quando fizer me conta como ficou! <3

  • Leonardo diz:

    Muito legal a receita! Como curiosidade, gostaria de saber o motivo técnico de fazer essa pequena porção de massa 12 horas antes. Agradeço a atenção!

    • gpoulain gpoulain diz:

      isso é a fermentação. se não fizer isso o pão não vai ficar tão fofinho nem crescer tanto. é um pão de massa pesada, que vai de manteiga a cacau em pó e esse tipo de pão tende a não crescer tanto nem dar tantas bolhas de ar dentro. por isso é importante essa primeira fermentação! um abraço (:

  • Marilene Pagnon diz:

    Mas se usar fermento natural levedado precisa deixar 12 horas de repouso??

  • Anita Daniel Fernandes diz:

    Gui, sei que faz tempo essa receita, mas será que é seguro trocar algum mel por melado de cana? Deu muita vontade pois já comi um pao australiano com melado e era uma delícia. Beijo grande

  • Matheus Oliveira diz:

    Oi Gui, estou fazendo o pão e gostaria de saber como seria o tempo para assar em forno industrial?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>