Paella Valenciana

Antes de mais nada gostaria de agradecer a todos que responderam a pesquisa! Ela continua aberta no post anterior caso alguém ainda não a tenha respondido.

Lembro-me como se fosse hoje a primeira vez que provei paella. Inicialmente me provocou por ser tão amarela, ter muitas cores e sabores misturados. Parece um mexidão – e isso não é um adjetivo ruim não! É um prato típico espanhol que surgiu na região de Valência. Assim como nosso prato mais típico – a feijoada – a paella também nasceu como um prato popular: os camponeses colocavam no arroz todas as sobras e legumes que encontravam em sua frente. Resolvi reunir amigos recentemente e esse foi o prato escolhido pra fazer. O apelido que a paella ganhou foi de Paella Balenciaga e já que não temos condições de comprar uma peça da marca resolvemos nos jogar na riqueza que esse prato é pra nós!

:: 1 cebola média picada

:: 6 dentes de alho picados

:: 300g de peito de frango em cubos

:: 300g de linguiça calabresa em rodelas

:: 200g de lula em anéis

:: 200g de mexilhões

:: 400g de camarões médios limpos

:: 1 pimentão amarelo em tiras ou cubos

:: 1 pimentão vermelho em tiras ou cubos

:: 500g de arroz parboilizado

:: 200g de ervilha congelada

:: 1L de caldo de peixe

:: açafrão a gosto (eu coloco um envelope de mistura para Paella que encontro no supermercado)

:: 3 colheres (sopa) de azeite

:: sal

Originalmente é utilizada uma panela especial chamada paellera, que parece uma grande frigideira, mas pode-se fazer em uma frigideira comum sem problemas. Inicie colocando o azeite e deixando que esquente um pouco. Junte a cebola e o alho e deixe dourar.

Mexa um pouco e acrescente o pimentão. Em seguida, coloque os cubos de frango cru, sem tempero e a linguiça. Deixe refogar um pouco. Coloque o arroz, o açafrão ou envelope de tempero para paella e junte caldo de peixe para cobrir tudo.


Continue mexendo de vez em quando por cerca de 10 minutos. Junte os frutos do mar: camarões, mexilhões e lula. Eles cozinham rapidamente, então precisam entrar no fim da preparação, quando o arroz já estiver quase cozido. Junte também a ervilha. Vá adicionando caldo de peixe quando estiver secando. No final experimente se é necessário adicionar sal e tempere se preciso for. Já está pronto pra servir, na frigideira mesmo!


Tempo de preparo :: 1 hora (se os frutos do mar já estiverem todos limpos e prontos pra uso)

Rendimento :: 6 porções

Dificuldade :: média

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=a5irTX82olg]

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>