o orgânico e o não orgânico

Lembro-me que quando minha mãe plantou alho-poró na horta da casa dela, fiquei todo entusiasmado. Quando estavam prontos pro consumo, eles eram pequeninos, até fofos: uns alho-porós babies. Apesar de lindos me incomodava que eu tinha que usar três ao invés de um, numa receita. Aí me lembrei também de quando eu passeava pelo marché bio (mercado orgânico) de Paris: cenouras, tomates, pimentões… Eram todos pequeninos. E fiquei pensando em quanta coisa eles jogam sobre os legumes e frutas que a gente consome normalmente pra que eles sejam tão grandes e bonitos.

alhoporo

No supermercado a gente não vê muito porque os legumes orgânicos vem todos em bandejinhas de isopor cobertos por filme plástico, muitas vezes já cortados. Não consigo entender isso: Um orgânico coberto por coisas que não são legais pro meio ambiente.

Estava lendo também recentemente qual o grande problema entre muita gente ser intolerante a glúten: a farinha de trigo foi muito modificada pra fazer pães e doces mais fofinhos, mais gostosos e bonitos. Ao mesmo tempo que isso é bacana, deixou de ser tão natural e nosso organismo não ingere isso muito bem, e o organismo de alguns, claro, não digerem nada.

Como já disse várias vezes, sou contra dietas, mas sou sim pró-ativo na questão de se alimentar bem. É por isso mesmo que como cada vez menos alimentos industrializados e procuro fazer muita coisa em casa, como por exemplo, meu próprio caldo de legumes. A minha questão com dietas loucas é: As pessoas hoje em dia gastam muito tempo querendo ser magras e jogam que é por conta da saúde. Meryl Streep concorda comigo! haha! Vida saudável pra mim inclui beber um pouco de vinho nos fins de semana e mesmo alguma vez durante a semana. Inclui comer algumas frituras que amo (coxinhas! pastel de angu!). Mas tudo com equilíbrio. Consumo as coisas cada vez com menos sal e utilizando muito de algo incrível (e mais saudável) pra temperar: ervas!

Me deparei com esse video ontem e bum! Veja com seus próprios olhos (em inglês com legendas em português):

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=K-WsSnogkXU]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Compartilho com a ideia :-) Comer bem não tem preço (ou tem kkk). Beijos

  • Vanessa M. diz:

    Sempre falo isso aqui em casa, uma professora minha falou no mês passado sobre uma tese de graduação que ela orientou, aonde uma menina mostrou a diferença nos preços de custo e transporte de tomates orgânicos e dos com produtos desse tipo, fiquei abismada de saber que o tomate vermelhinho que geralmente encontramos nas prateleiras levou mais tempo sendo transportado até a cidade do que crescendo, e ele só fica vermelho pela quantidade de agrotóxicos que vai nele. Aqui aonde eu moro não tem nenhuma vendinha que seja orgânica, o que complica bastante..Curti bastante o post pq geralmente blogs que falam de comida são muito extremistas, ou tendem só pro lado das besteiras ou só pro lado das dietas. O videozinho da menina é incrível, na minha época não tínhamos esse tipo de projetos, pra vc ver que a conscientização já está vindo das escolas, muito legal isso.

    Beijo Gui!

    • gpoulain diz:

      pois é, eu entendo os orgânicos custarem mais caro e serem menorzinhos. que pena que não encontre por aí. mas acho que no futuro a tendência é conseguirmos achar cada vez mais produtos assim no mercado! (espero!)

      beijo!

  • Isabella Mazzer diz:

    Parabéns pelo blog! Ótimas receitas e posts maravilhosos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>