nhoque de batatas baroa e doce

nhoque de batatas baroa e doce

Amanhã é dia 29 e pra quem acredita na tradição do nhoque da fortuna, aqui vai uma receita deliciosa e um pouquinho diferente da tradicional. Fiz uma mistura de batatas baroa e doce, que junto a alguns outros poucos ingredientes cria uma massa muito saborosa de nhoque. Pra completar quis fazer um molho bem simples com dois ingredientes que gosto muito: queijo e bacon. Boa sorte pra quem o fizer no dia 29 e uma boa refeição pra quem o fizer independente do dia!

nhoque_baroa02

nhoque_baroa03

nhoque
500 g de batata baroa (mandioquinha)
300 g de batata doce
1 dente de alho descascado
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
100 g (3/4 xícara) de farinha de trigo
1 gema
sal

molho
240 ml (1 xícara) de creme de leite
80 g de bacon picadinho e refogados numa frigideira até ficarem douradinhos e crocantes
1/2 xícara de queijo gruyère ralado
1 colher (sopa) de manteiga

ilus03

Descasque as batatas, pique-as grosseiramente e coloque numa panela com água. Coloque também o dente de alho descascado. Ligue o fogo e deixe ferver. Quando ferver adicione um pouco de sal, misture e deixe cozinhar (cerca de 20 minutos). Escorra e esprema tudo com um espremedor ou usando um garfo, incluindo o dente de alho. Gosto de espremer enquanto ainda está quente, é mais fácil. Junte a gema, o parmesão e a farinha de trigo aos poucos, misturando bem. Quanto menos usar farinha de trigo, mais leve a massa fica. Não é necessário usar toda a farinha de sugestão (e algumas vezes é necessário usar mais), vá misturando até ficar menos grudento. Tempere com sal e misture mais um pouco. Numa bancada enfarinhada faça rolinhos com a massa. Corte com uma faca os rolinhos em pedaços pequenos e faça uma ligeira pressão com a ponta de um garfo. Reserve todos em uma superfície enfarinhada. Numa panela cheia de água fervente, vá cozinhando os nhoques, colocando aos poucos e retirando assim que boiarem. Numa outra panela derreta a manteiga em fogo baixo e comece a colocar os nhoques que forem saindo do cozimento, escorridos. Vá intercalando camadas de nhoque, creme de leite, queijo e bacon, em fogo mínimo. Assim que terminar de cozinhar tudo, tampe a panela, aumente o fogo e espere uns 2 minutos para que o queijo de cima derreta. Desligue. Sirva a seguir.

dados_nhoquebaroa

nhoque_baroa04

pracozinharouvindo_01

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>