moussaka

moussaka

Desde que voltei da Grécia não paro de pensar em uma coisa: tentar reproduzir em casa muitos dos pratos sensacionais que comi por lá. Das coisas mais gostosas é que o povo é muito simpático lá e onde quer que eu fosse eu parava pra perguntar sobre os ingredientes deles, agricultura, receitas e fui aprendendo muita coisa. Um prato bem típico deles é a moussaka: camadas de carne moída bem temperadinha intercaladas com berinjela grelhada no azeite. Molho branco e queijo por cima. É delicioso e usa ingredientes fáceis de encontrar aqui. É uma comida tipicamente invernal de lá, mas é tão famosa que fazem durante o ano todo para os turistas como eu, que fui na primavera. Lu estava suspeita com essa receita – ela não gosta de berinjela – mas ela até repetiu. Dá pra fazer com antecedência e deixar prontinho na geladeira pra não ter trabalho na hora de servir, e é nossa sugestão de prato único nesse dia das mães.

2 berinjelas grandes
2 cebolas picadas
3 dentes de alho picados
600 g de carne moída
4 tomates maduros sem pele e sem sementes picados
250 ml (1 xícara) de chá de vinho tinto seco
2 ovos (claras e gemas separadas)
200 g de queijo parmesão ralado
500 ml (2 xícaras) de leite integral
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
sal
pimenta do reino
canela em pó
noz moscada
azeite

Corte as berinjelas em fatias finas no sentido do comprimento. Tempere com sal e deixe-as escorrendo em uma peneira por uns 20-30 minutos, enquanto preparar a carne e o molho branco. Doure a cebola em azeite. Adicione o alho e, logo em seguida, a carne. Refogue por uns 2-3 minutos e junte os tomates, o vinho e tempere tudo com sal, pimenta do reino, noz moscada e canela. Deixe cozinhando até ficar uma mistura bem cremosa, mas sem muito líquido. Desligue o fogo e adicione as claras, misturando bem. Reserve.

Prepare o molho branco: Aqueça o leite, sem ferver, numa leiteira ou panelinha. Coloque a manteiga e a farinha numa outra panela e leve a fogo médio para que a manteiga derreta e a mistura doure. Vá adicionando o leite aos poucos, mexendo bastante para a mistura não empelotar. Assim que ferver e engrossar, desligue e adicione as gemas e metade do queijo ralado, misturando vigorosamente para ficar bem homogêneo. Reserve.

Aqueça azeite numa frigideira e grelhe as fatias de berinjela dos dois lados.

Faça a montagem: Faça uma camada de carne moída no fundo. Cubra com uma de berinjela. Vá intercalando camadas, até que a última seja de berinjela. Cubra tudo com o molho branco, salpique a outra metade do queijo parmesão e leve ao forno a 240ºC para gratinar, cerca de 20 minutos. Sirva a seguir. Se quiser deixar a prato pronto no dia anterior, cubra com filme plástico e deixe na geladeira o prato montado antes de assar, levando ao forno cerca de 30 a 40 minutos antes de servir.

moussaka02

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Jaqueline Muniz diz:

    Oii Gui!! Queria dizer que já fiz duas vezes essa receita e foi o maior sucesso!! Inclusive meus pais e os amigos dele que geralmente são mais tradicionais no cardápio, amaram! Estou para fazê-la pela terceira vez para um grupo de amigos, e gostaria de saber se você tem indicação de vinhos que possam harmonizar com a receita. Abraços!! (a próxima vai ser a do escondidinho com costelinha – já estou babando!)

    • gpoulain gpoulain diz:

      ah que sucesso! que bom que todo mundo tem gostado dela. sobre vinhos: tive aulas de enologia nos dois cursos que fiz (gastronomia e confeitaria), mas sou um zero à esquerda nisso! nunca consegui ser muito bom, a única coisa que sei te indicar é que é uma receita que combina mais com vinho tinto. um beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>