moelleux au chocolat com caramelo e flor de sal

Sei que o nome é um pouco complicado, mas resolvi manter assim porque postei assim ontem no instagram e muita gente veio pedir a receita logo. Então vou explicar: moelleux au chocolat nada mais é que o nome ‘oficial’ do que a gente chama no Brasil de petit gâteau. Não sei de onde exatamente surgiu esse nome no Brasil – petit gâteau significa pequeno bolo, ou seja, até um cupcake pode ser chamado assim – mas se você vier na França vai ver o nome moelleux au chocolat em muitos cardápios daqui, e se você gosta dessa sobremesa tão típica francesa, vai fundo e peça!

Mas nessa receita resolvi fazer a linha Heidi Klum (there’s a twist!) e coloquei caramelo com flor de sal (uma combinação bem comum aqui), que são uns cristaizinhos de sal que ao menos aqui na França é bem fácil de achar no supermercado. Já vi à venda por aí. Vai por mim, esse toque do sal dá um sabor incrível ao prato.

170g de chocolate picado (eu uso o 70% cacau)

/ 170g de manteiga

/ 170g de açúcar mascavo

/ 85g de farinha de trigo

/ 6 ovos

/ manteiga e cacau em pó para untar a forma

caramelo

/ 150g de açúcar refinado

/ 150ml de creme de leite fresco

/ 1 colher (chá) de flor de sal

Comece pelo caramelo: Coloque o açúcar numa panela e deixe caramelar. Ao ficar bem dourado coloque o creme de leite. Nessa hora parece que tudo vai dar errado, mas acalme-se e deixe cozinhar um pouquinho e você terá um caramelo que lembra um pouco um doce de leite bem molinho. Adicione a flor de sal, misture e leve à geladeira pra que ele fique mais firme.

Enquanto isso faça os moelleux: Unte com manteiga pequenas forminhas, e ao invés de ‘enfarinhar’, coloque cacau em pó ou chocolate em pó, só pra fazer uma pequena camadinha que o bolinho não grude nas laterais nem no fundo. Derreta o chocolate junto à manteiga, usando o microondas ou em banho-maria. Misture o chocolate e manteiga derretidos com a farinha de trigo e o açúcar mascavo. Adicione os ovos um a um até que se forme uma mistura homogênea. Coloque nas forminhas, enchendo cerca de 3/4 delas (rende uns 8). Leve à geladeira por 1 hora. Esse procedimento é importante para que tome consistência e ajude o meio a não cozinhar no forno. Coloque o caramelo num saco de confeitar e reserve. Ao tirar as forminhas da geladeira, com a ajuda do saco de confeitar coloque um pouco do caramelo no meio de cada um, forçando para que adentre o bolinho.

Leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC por 15 minutos. Deixe esfriar uns 5 minutos e desenforme, servindo a seguir.

rendimento  8 porções

tempo de preparo 1h45  30 minutos + 1 hora de geladeira + 15 minutos no forno

dificuldade  média

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=gA4i5x-Noo8]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Fiquei enlouquecida quando vi essa foto no Instagram! Ia ser mais uma a pedir a receita!!! Vou aproveitar o feriado pra testar! Até agora, todas as suas receitas tem sido super sucesso em casa (inclusive as minhas adaptações delas!!).

  • Maria de Menicucci diz:

    Muito interessante esta receita de “petit gateau”, eu já fiz de 3 sabores, chocolate tradicional, goiaba e doce de leite. Mas este de caramelo é novidade para mim! Eu falaria para “enfarinhar” e untar muito bem as formas, porque muitos bolinhos meus (de goiaba e doce de leite) grudaram na forma e desenformaram pela metade! Eu congelo os petit gateaus e vão direto para o forno quente! Mas eu não sabia que teria de deixar esfriar por 5 minutos, esta regra vale para qualquer petit gateau? Pensava que tinha de desenformar rápido e servir logo para as pessoas.

    • gpoulain diz:

      não é uma regra necessária, eu que gosto de fazer. é só pra deixar o creme interior um pouquinho menos quente, e no caso, com o caramelo, mas espesso. gosto de fazer isso com alguns doces que saem do forno direto pra mesa.

      • Maria de Menicucci diz:

        Ah sim, aí é um gosto pessal. Mas no caso de caramelo deve ficar melhor mesmo, com mais textura!

        Tem um petit gateau que na minha opinião tooodo mundo deveria conhecer, é o de goiaba servido com sorvete de queijo!! Apresenta para o pessoal daí de Paris!

  • Provei este sabor quando estive em Paris, e foi o melhor petit gâteau que comi na vida. Para minha indignação como cozinheiro, prendado, formado, e graduado, comprei o mesmo em uma Picard. Já testei inúmeras receitas, todas ficam boas, mas nenhuma igual ao de lá, onde o diferencial era a textura, que formava uma sutil casquinha externa. Vou anotar esta receita, testar e ver o resultado… Abraços!!

    • gpoulain diz:

      HAHAHAHAHA, choquei que foi na Picard que comeu um tão maravilhoso assim… bom, adoro Picard, ela me salva muito de ter que cozinhar nos meus dias corridos de trabalho, mas nunca provei os doces de lá pra poder comparar. espero que este seja do seu agrado. teste e depois me conte. abraço!

  • Eu fiiiizzz!!!! hahahhahaa
    O sucesso da receita começou quando semana passada eu dei de cara com a tal da Flor de Sal num quiosque de shopping que vende temperos variados, em Ribeirão Preto…. comprei e me senti obrigada a testar… coloquei mãe, marido e um casal de amigos de cobaias e ontem foi o dia… e sabe o resultado??? PERFEITO!!! Eu nunca tinha feito “petit gateau” na vida! Comecei em altíssimo estilo!!!!
    Amei, amei e amei!!!
    Continue postando essas maravilhas!

    • gpoulain diz:

      arrasou Jussara! fiquei feliz que fez e que ficou perfeito! imagino que todo mundo tenha ficado feliz e maravilhado com seu doce. :)

      • Todo mundo amou!!! Sua receita, como sempre, impecável!!! E de quebra me deu uma baita confiança pra tentar fazer a minha versão de uma sobremesa delícia que tinha em um restaurante que fechou aqui… com a base do seu, vou tentar um “petit” de chocolate branco com damasco… (eu até ia fazer o seu brownie, mas vou tentar fazer como bolinho e servir quente, com o sorvete de creme, pra ver no que dá)…
        Você está criando um monstro! Estou ficando confiante demais! hahahaha
        Obrigada!

  • […] é mais uma daquelas receitas maravilhosas que eu encontrei no Moldando Afeto (que, não à toa, passou a fazer parte do meu tour diário por blogs!) e que eu quis testar de […]

  • Passando só pra contar que eu consegui fazer a tal receita que eu falei aí em cima! Maior felicidade da vida!

  • […] ingrediente para temperar saladas e de uso comum na confeitaria em receita com caramelos. Veja aqui e […]

  • […] Desse doce que brasileiro ama e chama de forma errada surge um diferencial: um caramelo todo especial. Fiz na despedida de um grande amigo, mas farei de novo como sobremesa de vários jantares. [receita aqui] […]

  • vanessa aquino diz:

    adorei seu blog, parabens, mas gostaria de saber em que momento se coloca a flor de sal? Obrigada

  • […] os potinhos de creme de café com baunilha. Apesar do petit gâteau ser uma sobremesa batida, o moelleux au chocolat com caramelo e flor de sal é imbatível, desses pra fechar com chave de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>