mini focaccias com bacon e alho poró

Essa receita é outra que virou clássico daqui de casa, sempre que vem amigos faço como aperitivo. Já apelidaram até de falso acarajé (pelo formato e forma como se abre e recheia). É uma receita que apesar do ar gourmet do nome é razoavelmente simples de se fazer e sempre some da mesa antes que o cozinheiro pense em comer com os amigos!

:: 500g de farinha de trigo

:: 45g de fermento biológico fresco

:: 1 colher (chá) de açúcar

:: 50g de manteiga

:: 200g de bacon

:: 1 ramo de alecrim

:: 1 talo de alho poró

:: 1 cebola roxa

:: cerca de 200ml água

:: 15g de sal

:: azeite de oliva

Coloque a farinha num monte sobre a bancada, faça um buraco no centro e coloque o fermento, dissolvido em um pouco de água morna. Junte a manteiga e o açúcar. Coloque o sal ao redor da coroa, para que seja o último a ser misturado. Coloque a água no centro e vá misturando aos poucos até formar uma massa. Quando estiver lisa e elástica, faça uma bola, pincele a superfície com azeite, coloque em uma vasilha e deixe descansar por 40 minutos em local protegido de correntes de ar (dentro do forno desligado, por exemplo).

Pique o bacon e refogue-o na própria gordura. Pique o alho poró e a cebola e junte ao bacon até que fique tudo bem dourado. Despedace algumas folhas de alecrim e junte à mistura. Desligue e reserve.

Depois que a massa descansar e crescer, abra-a com rolo numa espessura de cerca de 3mm. Corte com um copo discos e frite em óleo quente. Retire com uma espumadeira e deixe escorrer em papel toalha. Abra-os ao meio e recheie. Sirva ainda quente.

Rendimento :: 40 mini focaccias

Tempo de preparo :: 1h20 (30 min. do preparo + 40 min. da fermentação)

Dificuldade :: média

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>