Maria Antonieta

Qu’ils mangent de la brioche!

Também conhecida aqui no Brasil como “Que comam brioches!” e em inglês por “Let them eat cake!”, essa famosa frase – que de acordo com o filme nunca foi dita – para mim de certa forma fala muito sobre o filme em si. Em dois sentidos. O primeiro, que eu sempre trato aqui, da gastronomia. No making of do filme Sofia Coppola revela como escolheu os cenários e figurinos. Ela queria que tudo tivesse as cores de macarons. Não existe grandes vermelhos, e sim rosas, nem azuis marinhos, mas azuis bebês. E uma grande sensação que você tem no filme é a vontade exacerbada de se empanturrar de doces. A própria trilha se encarrega de gritar, com Bow Wow Wow: “I want candy!”

E é com grande doçura e sensibilidade que a diretora nos conta uma história tão famosa. E acho que talvez aí resida o maior dos encantos do filme para mim: É uma rainha que se sente perdida no mundo, entediada que vive em uma bizarra (e luxuosa) vida pública. De uma mulher que se entrega ao jogo, à bebida e que tempos depois quer uma vida no campo. Isso tudo dentro de uma redoma, no caso o Palácio de Versailles. O uso de músicas atuais, em mim, ressalta o fato de que não existe época para se viver e sentir daquela forma. Teríamos nós um pouco daquele sentimento de perdida no mundo que o filme faz ter de Maria Antonieta?

Se o mundo dela era aparentemente lindo como macarrons, todos sabem que a vida do povo na França estava de mal a pior. Muitas das críticas negativas do filme ressaltam o fato de o filme não mostrar nada da Revolução ou mesmo da política da época.

É com a mesma sensibilidade de todo o filme que este se encerra. Não foi preciso terminá-lo com grandes truques ou grandes cenas. Mas sempre fica em nossa mente aquele grande mundo de luxo que o filme constrói em nossa mente. Com grande prazer.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=HpT1qUXgLns]

Maria Antonieta (Marie Antoinette), de Sofia Coppola

123 minutos :: Estados Unidos, França e Japão :: 2006 :: Disponível para compra e locação em DVD e Blu-Ray

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Sarah diz:

    Qual a relacao entre a Maria Antonieta e os doces?? Por que fazem tanta referencia entre ambos?

    • gpoulain diz:

      fazem muita referência porque o filme mostrou isso. não sei te falar muito historicamente, mas na época só a realeza podia comer macarons, por exemplo. historicamente muitos doces franceses de hoje em dia foram criados na época e por aí vai…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>