macarons

macarons

Eu passei muitos anos querendo provar macarons. A primeira vez que provei nem faz tanto tempo assim. Foi em 2011, da primeira vez que fui a Paris. Até lembro do primeiro sabor que comi: pistache! Eu amei de primeira. Tinha a casquinha crocante, o miolinho da casquinha meio cremoso e um recheio bem saboroso. De lá pra cá comi alguns que nem eram bons, mas só em 2012 aprendi realmente a fazê-los e desde então gosto de fazer pra enfeitar alguns dos meus bolos. É dos doces mais clássicos franceses, e por mais trabalhoso que seja, fico feliz em trazer essa receita em video aqui no blog. Me faz lembrar de bons momentos vividos em Paris, no tamanho de duas mordidas e sabores infinitos.

macarons_02

125 g de açúcar de confeiteiro
125 g de farinha de amêndoas (você encontra em lojas especializadas em artigos de confeitaria)
100 g de clara de ovo – você deve estar pensando, quantos ovos são necessários para isso? Uns 6 a 8 ovos. O importante é quebrar os ovos, separar clara e gema e depois ir pesando somente as claras. Pese, separadamente 50g e 50g. Macaron exige precisão!
125 g de açúcar cristal
corante

recheio de limão siciliano:
200 g de chocolate branco
suco de 2 limões siciliano

recheio de morango:
200 g de geléia de morango

Num processador ou liquidificador bata bem o açúcar de confeiteiro com a farinha de amêndoas. É importante que estejam o mais finos e mesclados possível. Depois de bater, passe ainda por uma peneira pra ficar tudo bem fininho e liso. Reserve.

Prepare também as assadeiras com silpat (um tapetinho de silicone) ou papel manteiga. Se quiser uma ajuda com os círculos, pode preparar um papel do tamanho da assadeira com círculos pequenos (de uns 3 centímetros de diâmetro) desenhados à mão, com mais ou menos 4 cm de distância entre eles, só pra ajudar a marcar em baixo do papel manteiga e assim poder confeitar sobre o papel manteiga tranquilamente.

Comece o merengue suíço: Prepare um banho-maria, colocando água em uma panela maior e numa menor coloque 50g das claras com os 125g de açúcar cristal. Não deixe a panela (ou bowl, se possível já o bowl de metal da batedeira, se você tiver) tocar na água, é necessário só o vapor para aquecer. Com um batedor (fouet), bata essa mistura em banho-maria até que o açúcar se dissolva nas claras, aquecendo mas sem nunca cozinhar as claras. Assim que estiver uma mistura bem lisa, sem sinal de grãos de açúcar, leve à batedeira pra bater o merengue até a temperatura ambiente, tornando-se assim um merengue bem estável e brilhante.

Naquela mistura de açúcar e farinha de amêndoas previamente reservada, misture os outros 100g de clara de ovo e o corante (de preferência em gel) até dar a cor que quiser (depende do sabor do macaron que você quiser colocar depois! Usamos amarelo para o de limão siciliano e vermelho para o de morango). Misture o merengue a essa mistura, aos poucos, até formar uma mistura homogênea. Se precisar coloque um pouco mais de corante. Coloque no saco de confeitar e vá confeitando os macarrons, é só despejar preenchendo os círculos que você tiver feito no papel manteiga.

Pré aqueça o forno a 140ºC. Sim, eu sei, nem todos os fornos tem essa opção de temperatura baixa, mas macaron tem que ser assim… O ideal aqui também é ter um termômetro de forno pra que a temperatura seja exatamente essa. Deixe os macarons fora do forno um pouco, ‘secando’. Eles tem que formar uma ‘casquinha’ antes de irem assar. Leva mais ou menos 30 minutos. Se quiser verificar, toque de leve com o dedo em cima de um deles. Se tiver uma ‘casquinha’ está bom, se não espere mais um pouco. Coloque para assar, assadeira por assadeira, cada uma por vez. Deixe assar por uns 10 minutos. Deixe esfriar e com ajuda de uma espátula retire-os do papel manteiga.

Faça o recheio que quiser, sejam geléias ou ganaches. Para o recheio de limão siciliano, derreta o chocolate em banho maria ou microondas e misture o suco de limão. Recheie utilizando duas casquinhas, como um bem casado. Pode ser consumido na hora mas o ideal é deixar 24 horas na geladeira antes de consumir pra ele ficar no ponto certo. Depois dessas 24 horas eles podem ser retirados da geladeira e podem ser conservados por uns 3 a 4 dias, mesmo fora dela. Rende cerca de 40 macarons. No vídeo fizemos 2 receitas, uma pra cada sabor e cor.

macarons_03 macarons_04

Prato, colheres, pedestal: Galeries Lafayette Maison

Pano: Hema

Garfinhos: Bon Ton

 

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Nathália Rodrigues diz:

    Oii Gui! Tô amando o chef e a chata em paris! Dá vontade de fazer e de comer tudooo! haha
    Pra falar a verdade, não sou a maior fã de macarrons… Acho gostoso e pronto. Não acho que seja essas mil maravilhas que todo mundo fala (talvez nunca tenha comido um que me conquistasse de vez!)… Mas depois dessa sua receita deu muita vontade de tentar fazer! E como uma amante de chocolate, queria te perguntar como que faz o de chocolate? no vídeo vc fala que pode colocar um pouco de chocolate em pó, mas quanto seria? já que é uma receita tão precisa, não dá pra arriscar né?!

    Parabéns por fazer tudo tão perfeito! Louca pra comprar seu livro, mas ainda não deu $$ :/ (e não tô reclamando do preço, acho que ele vale cada centavo! eu que tô meio quebrada mesmo! haha!)

    • gpoulain gpoulain diz:

      pode colocar 15g de cacau em pó na hora de misturar com as amêndoas e o açúcar. :)
      e entendo! acontece, muito obrigado pelo carinho!

  • […] Macarons: casquinha crocante, miolo cremoso e um recheio cheio de sabor, que tal aprender esta deliciosa e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>