le café suédois

paris_de_comer

Já falei aqui que uma das coisas que adoro fazer é ir parar num café, seja com um amigo, seja com um livro. Assim, pra tomar um café e comer um pedaço de bolo ou torta, não mais que isso. Aqui em Paris, principalmente na época de primavera e verão os dias são longos, então combina sair do trabalho e ir fazer isso como happy hour. Mas se você é um turista tranquilo, é gostoso fazer isso no meio da tarde, por exemplo.

cafe_suedois_02

cafe_suedois_01

Existem em Paris vários cafés: Alguns deles servem refeições. Outros, apenas cafés (e água! juro que tem alguns lugares aqui só pro café café mesmo). Outros que tem cara de “casa”, com sofás, pra você fazer uma pausa, tomar alguma coisa e talvez comer um bolo. Os que mais gosto são esses últimos.

E é nesse contexto que entra o Café Suédois, que fica dentro do Centre Culturel Suédois. É um prédio com história: em 1965, seguindo o conselho de André Malraux, o então ministro da cultura francês – que ficou conhecido por ser um forte defensor da preservação de prédios históricos na França – o governo sueco comprou um hotel em ruínas, o Hôtel de Marle. Os Suecos buscavam um lugar pra abrigar as coleções de arte do Instituto Tessin. Assim nasceu, após alguns anos de reforma, o Centro Cultural Sueco, que abriga exposições, concertos, e o charmoso café.

cafe_suedois_04

cafe_suedois_03

cafe_suedois_05

O que mais chama atenção é que é dos poucos lugares com ampla terrasse: em tempos de calor, é delicioso ficar por ali tomando seu café, ou mesmo pegando qualquer coisa para levar (à emporter), e ir sentar na praça que tem logo em frente ao café. Sempre com uma seleção de tortas e bolos que mesclam tanto da cultura sueca quanto da francesa e seus detalhes e louças minimalistas e fofos com cara de design sueco, é bem gostoso de passar um pedacinho da tarde. Não é o melhor bolo, ou melhor café, mas é dos mais agradáveis para se estar em tempos quentes. E pra ir tomar um vinho quente (vin chaud) em épocas de frio, em pleno Marais – meu bairro preferido da cidade.

Le Café Suédois 

Centre Culturel Suédois / 11, Rue Payenne / 3ème / metrô Saint-Paul (linha 1 – amarela)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>