hambúrguer com geleia de bacon – o chef e a chata

hambúrguer com geleia de bacon – o chef e a chata

Toda vez que me perguntam meu prato preferido, já digo de cara: hambúrguer! Muita gente acha estranho, mas acho que sempre foi meu prato preferido. É engraçado como toda cidade que vou no mundo descubro algum lugar legal pra comer hambúrguer. Sempre tem quem diga: Mas hambúrguer você come em casa! Pra mim não importa, só sei que a vida seria bem menos legal sem eles. Mas se “hambúrguer a gente come em casa”, quando o faço, adoro fazê-lo pra ficar muito bom mesmo, e é essa a receita de hoje! No video mostramos como fazer a carne e a (nham!) geleia de bacon, que você pode usar em outros sanduíches ou pra comer com torrada, pão, etc. Ela dura uma semana se guardada na geladeira. Aqui em casa gosto de fazer o pão (dá trabalho mas faço um com bastante azeite, mega saboroso) e o molho barbecue, então coloquei a receita de tudo após o video:

4 pães de hambúrguer

800 g de fraldinha moída

300 g de queijo prato

óleo

sal

molho barbecue

> para a geleia de bacon

500 g de bacon em cubinhos

1 cebola grande picada

60 g (1/3 de xícara) de açúcar

1 colher (chá) de páprica picante

1 pitada de pimenta calabresa

60 ml (4 colheres de sopa) de vinho tinto ou vinagre

60 ml (4 colheres de sopa) de água

1 colher (chá) de sal

hamburguer_02

Comece pela geleia. Numa panela coloque o bacon. Ligue em fogo de médio a baixo. Explico: Se você coloca em fogo alto, o bacon vai selar, e a gordura vai ficar toda ali. No fogo mais baixo a gordura vai derreter e o bacon vai ficar menos gorduroso. Depois de uns 15 minutos, desligue e retire tudo da panela. Retire toda a gordura, mas guarde umas 2 colheres de sopa dela. Coloque essa gordura de volta na panela. Ligue em fogo alto e adicione a cebola. Deixe que ela comece a dourar e volte com o bacon. Adicione também todos os outros ingredientes: o açúcar, a páprica, a pimenta, o sal, o vinho ou vinagre e a água. Mexa um pouco e deixe tudo cozinhar até que fique com uma consistência de geleia, uma geleia bem padaçuda no caso (mas você pode triturar o bacon se quiser ela bem pastosa). Reserve. Com a carne, molde os hambúrgueres. Você pode fazer 4 bolas e amassar usando um prato, até ficar com cerca de 1 dedo e meio de altura. Corte os pães ao meio. Aqueça uma frigideira com um fio de óleo e coloque os hambúrgueres. Sele de um lado e vire. Ao virar, salpique um pouco de sal. Quando estiver quase pronto, coloque o queijo por cima e abafe com uma tampa para que ele derreta. Retire e passe o pão rapidinho sobre aquela superfície para aquecer um pouquinho e absorver um pouco o sabor deixado ali. Monte os hambúrgueres: Coloque uma boa colherada de molho barbecue, o hambúrguer já com o queijo, o bacon e tampe. Sirva imediatamente.

hamburguer_03

Receitas extras:
Molho barbecue

1 cebola

1 colher (sopa) de azeite de oliva

150 g de ketchup

2 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de extrato de tomate

150g de purê de tomate

1 colher (sopa) de mel

1 colher (sopa) de molho inglês

1 colher (chá) de pimenta caiena

2 colheres (sopa) de vinagre

Descasque e pique a cebola em pedaços bem pequenos. Se preferir, rale-a. Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola até ela ficar transparente. Junte todos os outros ingredientes, misture bem e deixe cozinhando em fogo baixo por cerca de 20 minutos. Prove o tempero e se precisar adicione sal. Fica ligeiramente doce e picante, como deve ser! Deixe resfriar e depois guarde na geladeira. Dura cerca de 2 semanas.

Pão de hambúrguer do Gui

> biga (a fermentação pra preparar o pão):

80 g (2/3 de xícara) de farinha de trigo

80 ml (1/3 de xícara) de água

5 g (1/2 colher de sopa) de fermento biológico seco

> pão:

390 g (2 e ¾ de xícara) de farinha de trigo

260 ml (1 xícara + 2 colheres de sopa) de água

10 g (1 colher de sopa) de fermento biológico seco

80 ml (1/3 de xícara) de azeite de oliva

12 g (2 colheres de chá) de sal

gergelim

Na noite anterior prepare a biga: junte água e fermento numa tigela e misture bem. Acrescente a farinha e misture até que esteja bem liso. Unte um recipiente maior com azeite e coloque ali. Cubra com filme plástico e deixe dentro de um armário ou forno desligado por 1 hora. Retire e leve para a geladeira, onde deve ficar pelo menos 8 horas (e no máximo 24 horas). Retire a biga da geladeira quando for preparar o pão. Num recipiente maior a misture com água e fermento. Dilua tudo. Junte a farinha, misture. O azeite, misture. Por último o sal. Misture bem, cubra com uma pano e deixe descansar por 20 minutos. Sove a massa numa bancada enfarinhada, trabalhando bem por uns 5 a 10 minutos. Unte uma tigela grande com azeite, coloque a massa, cubra com um pano e deixe descansar por 2 horas. Na bancada, corte a massa em 6 pedaços, e transforme cada um numa bola, trabalhando bem pra que fique liso por cima delas. Coloque em duas assadeiras salpicadas de farinha, cubra com um pano e deixe crescer mais uma hora. É importante que cada pão esteja longe um do outro. Pré-aqueça o forno a 220ºC quando faltar meia hora dessa última fermentação. Descubra os pães, pincele com azeite e salpique gergelim sobre eles. Leve os pães para assar por cerca de 40 minutos. Rende 6 pães.

ouvindo

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Fernanda B. diz:

    Desejei imensamente este hambúrguer! Que delícia!

  • Jaqueline Muniz diz:

    Meu deusssssss morri com essa receita…. “e lá vai a dieta, descendo o morro da vó Salvelina” hahaha
    Vou fazer coooooom certeza! E aposto que todo mundo vai amar!!

    Obrigada Gui e Lu por mais uma receita deliciosa e prática!!

    beijão

  • Juliana Lima diz:

    Sensacional, Gui! Me deu muita água na boca!

  • Bárbara diz:

    Guiiiiii! Minha receita preferida de todas! Moooorriiiiiii! <3
    Duas perguntinhas: posso diminuir a quantidade dos ingredientes da geleia pela metade? da certo?
    E como faz esse pão? parece que pão de hamburguer normal num vai ter a mesma magia! kkkk
    Sou sua fã, querido! Quero seu livro logo kkk <3

    • gpoulain gpoulain diz:

      sobre a geleia: pode fazer metade sem problema. dá certo.
      sobre o pão: a receita tá no fim do post, dá uma olhadinha! é maravilhoso, eu faço num estilo meio ciabatta, sabe?

      o livro eu precisei adiar, assim que eu puder contar o porque eu conto tudo por aqui. um beijo!

  • Carolina Lima diz:

    Guiiiii, aaaameeei! Farei TUDO!! Beijos

  • Alice diz:

    Desejei essa geleia!! Será que dá certo com mel, no lugar do açúcar? Vou tentar (sem tirar toda a gordura porque gordura é vida rs)!!
    Adorei esse lance de selar o hambúrguer e só depois temperar, vou tentar isso na próxima. =D

    Em tempo, fiz sua receita de vaca atolada (agordurafica), que DELÍCIA! Eu nunca tinha comido, menos ainda feito, achei super fácil e delicioso. Repetirei soon enough!
    Detalhe: fiz a receita e fui viajar no dia seguinte, mamãe acabou com tudo sozinha. rs

    Beijo no coração

    • gpoulain gpoulain diz:

      gordura é vida mesmo! mas não dou conta em excessos, eu deixo duas colheradas mesmo! imagino que fique bom com mel sim.
      que bom que amou a vaca atolada, eu adoro esse prato!

      um abraço!

  • Gabriela diz:

    Que delícia!!! Preciso testar!!! Quantas colheres de sopa de açucar dá mais ou menos? E o vinho tinto pode ser qualquer um, desde que seja seco?

  • Tais diz:

    Gui, essa receita está demais! Parabéns. Você pode me dizer um substituto para a pimenta caiena (acho difícil de achar)? E também, será se minha geléia de bacon daria certo sem o vinho? Costumo não gostar de receitas que levam vinho e queria tentar fazer sem esse ingrediente. Obrigada!!!!

    • gpoulain gpoulain diz:

      pode colocar um pouco de pimenta calabresa no lugar da caiena, mas não precisa ser uma colher de chá, pode ser um pouco menos. se não colocar o vinho tem que colocar vinagre, como indiquei. dá certo sem nenhum desses, mas é bem importante essa acidez. um última troca seria suco de limão então, mas o ideal mesmo é vinho ou vinagre. um abraço!

  • Lia diz:

    Oi Gui, o que é purê de tomate?

  • Juliana diz:

    Gui… é uma pergunta meio boba, mas… qual queijo você usou???? vi que você colocou o queijo em fatia… pode ser ralado??? tenho a impressão que queijo ralado derrete melhor…
    O vinagre pode ser qualquer um?? por exemplo vinagre de maçã… ou tem que ser o balsâmico???
    vou fazer essa receita domingão a noite…. delícia….
    Obrigada e bjos

    • gpoulain gpoulain diz:

      usei queijo prato! pode ser ralado sim! normalmente uso fatiado pois ele faz menos bagunça ao ser colocado em cima do hambúrguer, sem cair pra todo lado, sabe?
      pode ser qualquer um, o importante mais ali é a acidez dele em cima do açúcar mesmo. mas no geral eu uso vinho tinto mesmo. um abraço!

      • Juliana diz:

        Gui… a geleia fica meio adocicada mesmo? ?????

        • gpoulain gpoulain diz:

          sim, é uma geleia. :)

          • Juliana diz:

            Te mandei a msg perguntando se ela ficava adocicada logo que provei… fiquei em dúvida (tinha gente chegando em casa pra comer o hambúrguer e fiquei preocupada se tinha errado no açúcar)… mesmo sendo geleia, achei que o bacon podia quebrar o adocicado… e posso te falar… não sobrou nada pra comer com torrada… se tivesse feito 2 kg dela, 2 kg teriam terminado… meu namorado gostou tanto q ficou colocando ela a cada mordida… e já disse que a noite antes da faxineira ir em casa vai ser o dia de fazer esse hambúrguer…
            Adorei a receita…
            Bjos

          • gpoulain gpoulain diz:

            num é? é adocicada mas sempre fica bom. não é algo pra comer puro, mas com um pão e mesmo outras coisas como o hambúrguer fica uma delícia. fico feliz que você tenha gostado e que todo mundo tenha gostado também. um grande abraço!

  • Mariana D. diz:

    Tô Mo-rri-da……

  • Simone diz:

    Vc poderia informar onde é possível encontrar as tigelinhas esmaltadas e o prato- bandeja de cobre? Estou em Sp e acho que aí tem coisas muito diferentes! Já pensou em lançar uma linha de produtos? Parabéns pelo talento!

    • gpoulain gpoulain diz:

      oi Simone! a pedra com cobre se não me engano foi no Mercado Central daqui de BH. já vi também em Ouro Preto. é uma coisa bem mineira né? já as tigelinhas esmaltadas é coisa de família, não sei dizer de onde elas vem e nem tem nenhuma marca escrita nelas. :/

      um abraço!

  • Oi Gui,
    na geleia posso usar páprica doce ao invés de picante?
    Adorei a receita!
    Bjs

  • Jana diz:

    Gui, na receita do pao não fala quando adicionar a biga ao resto da massa! :O Tô aqui fazendo o pão e meio perdida hahaha

  • Jana diz:

    Nevermind, vi agora “a misture” 😀

  • Flávia Santos diz:

    Gui, Ficou muito amor essa receita! Adorei o vídeo também, vc e a Lu são demais ♥

    Fiz meio na improvisação, mas ficou maravilhoso, tanto a geléia, quanto o hamburguer *—-*
    Não pude fazer a sua receita de pão, mas tá guardada para a próxima, já
    😀

  • Stephanie Saito diz:

    Que receita delicia! Já fiz muitas das suas receitas, a batata rosti eu pedi a conta de quantas vezes, mas esse hambúrguer com geléia tem grandes chances de superar todas as outras. E você sempre um fofo!

  • Beatriz diz:

    Adorei a receita desde quando a li pela primeira vez e ficou guardada como ideia.
    Fiz no final de semana passado, e a família toda aprovou.
    Não sei se o pão ficou como deveria (ficou crocante por fora e macio por dentro), mas ficou mt gostoso e acabou tudo bem rápido. :)
    E que venham mais boas receitas.
    Beijos

    • gpoulain gpoulain diz:

      Ele fica crocante por fora e macio por dentro mesmo. é super gostoso assim, não é?
      Que bom que foi um sucesso! Amo essa receita! Um beijo!

  • Deborah Cristina Saraiva de Carvalho diz:

    Parabéns Gui. Que receita maravilhosa. Aproveitei que estou “de amores” com minha batedeira planetária e fiz a massa de pão nela. A geleia é divina, até meu marido que não gosta muito de salgado com sabor adocicado, amou a geleia. Com certeza, entrou para minha lista de receitas prediletas.Beijos e ótimo final de semana.

    • gpoulain gpoulain diz:

      está certíssima! eu também uso a minha pra bater massas de pão!que bom que gostou tanto assim!

      um abraço pra você!

  • Midian diz:

    Pode usar açúcar mascavo nessa receita? :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>