gnocchi di patate

Muito conhecido aqui no Brasil simplesmente como nhoque de batata, esse é um prato que na Itália é comido como Primo Piatto (primeiro prato). Hoje, sendo dia 29, como manda a tradição, é dia de comer gnocchi. A história conta que São Pantaleão perambulava por um vilarejo na Itália vestido como um mendigo em um dia 29 de dezembro. Estando com fome, bateu na porta de uma casa e pediu comida.

Um casal o recebeu com desconfiança, mas o convidou para sentar-se à mesa. Como eram pobres e os tempos eram difíceis, eles só tinham gnocchi para comer, mas dividiram sete deles para cada um.

São Pantaleão comeu, agradeceu e se foi. Para a surpresa do casal, ao retirarem os pratos, encontraram, embaixo deles, moedas de ouro.

Desde então tornou-se tradição que em todo dia 29 de qualquer mês deve-se comer gnocchi para atrair fortuna. Coloca-se uma nota de qualquer valor sobre o prato, come-se os sete primeiros, um a um, estando de pé. Depois sente-se e saboreie o resto. O dinheiro deve ficar guardado na sua carteira até o dia 29 do próximo mês, quando você comer de novo e colocar outra nota ali. Aí deve-se gastar ou dá-la a alguém que necessite.

Crença ou não, o prato é uma delícia e existem várias formas de fazê-lo e ensino aqui hoje o mais comum, de batata.

:: 1kg de batata

:: 1 ovo

:: 1 xícara (chá) de farinha de trigo (e mais um pouco para polvinhar)

:: sal e pimenta do reino

Coloque as batatas para cozinhar em água sem descascar. Explico: com a casca, a batata encharca-se menos de água e isso é fundamental para gnocchis mais firmes sem usar muita farinha de trigo! Após cozidas, esprema com um garfo ou um espremedor, retirando as cascas. Deixe esfriar um pouco, fazendo com que o vapor evapore (outra dica para ficar mais sequinho).

Abra um buraco na batata e coloque a farinha, o ovo e tempere a gosto. Misture bem com a mão até ficar homogêneo. Fica um pouco grudento mesmo. Polvilhe farinha em uma bancada e enrole tiras com as mãos, da espessura de um dedo.

Corte em pedaços de mais ou menos 2,5 cm e, com um garfo, faça pequenas marcas em cada um deles. Essas marcas não são necessárias, mas além de carcterizar o gnocchi original, ajuda a reter molho. Vá colocando todos em uma assadeira enfarinhada.

Ferva água e coloque aos poucos o gnocchi. Eles sobem rapidamente. Quando subir está cozido. Retire assim que subir, para que não cozinhem demais. Jogue direto no molho de sua preferência ou refogue em manteiga e ervas.

Aqui, no caso, usei um molho caseiro de tomates frescos com manjericão. E coloquei um pouco de parmesão ralado para completar.

Rendimento :: 4 porções

Tempo de preparo :: 2 horas

Dificuldade :: média

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Lidia diz:

    Boa tarde! Gostaria de saber onde você pega as receitas que coloca no seu blogue? quero fazer um blogue pra mim e queria saber sua fonte. Joguei no google: ‘lugar onde guilherme poulain pega receitas’ e não achei nada. Obrigada. Bju.

    • gpoulain diz:

      Olá! Bom, posso dizer que todas as receitas são minhas. Explico: muitas delas são receitas que aprendi com pessoas, na faculdade, etc. Algumas eu tirei de algum livro ou revista, e sempre indico de onde tirei. Por exemplo: o cheesecake de Nutella eu vi na Revista Alfa. Mas eu as chamo de minhas porque eu modifico todas elas, eu adapto ingredientes, medidas pra deixar de um jeito que eu, Guilherme, considero melhor. E minha intenção também aqui no blog é colocar algumas dicas nas receitas que a gente não costuma ver por aí. É isso. Boa sorte com o seu blog!

  • zazoza diz:

    Hummmm que delicia! Uma vez fiz nhoque aqui em casa, mas fiz com batata assada ao inves de cozida! Não lembro de onde era a receita, mas lembro que era pra não ter muita água, mas achei mas fácil a dica da casca! :) Beijos

  • Carol diz:

    OiÊE!! EU fiz a sua receita de gnocchi, mas vou cozinhar só amanha para o almoço, tomara q não tenha problema a massa ficar descansando, =D
    o ponto da massa deu certo, consegui cortar e ficou uma beleza,rsrs agora vamos ver amanha se vai dar certo !! hehehe usei molho a bolonhesa mesmo.
    Queria dizer q adorei seu blog!!
    Há, o meu sonho é aprender a fazer massa de macarrão caseira, se vc souber de alguma, por favor poste!!! 😉

    • gpoulain diz:

      Que bom que gosto do blog, Carol! Não sei te dizer se é o ideal ficar uma tempo na geladeira, fico com receio de um grudar no outro! Depois me conta!

      • Carol diz:

        Não grudou pq deixei todos mto separadinhos numa forma forrada com guardanapo de pano, mas a massa ficou com um aspecto de ‘molhada’, pensei: pronto não vai dar certo…. mas deu!! Não alterou em nada depois de cozido, ficou uma delícia!! E agora já estou intimada a fazer ele de novo quando for pra casa, minha irmã ama isso. Bjs 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>