gnocchi ao pesto de rúcula

gnocchi ao pesto de rúcula

Vou voltando aos poucos a cozinhar por aqui. Está fazendo dias lindos de calor no verão francês. Essa receita é bem fresca mas cai bem pra qualquer estação na verdade. Ao invés de manjericão, um pesto com rúcula, harmonizando deliciosamente com o gnocchi de batata.

gnocchi:

800 g de batata (de preferência a asterix, a que tem casca rosada)

100 a 200 g (entre 1 a 1 e 1/2 xícara) de farinha de trigo

4 gemas

sal

molho:

1 maço de rúcula

60 ml (1/4 de xícara) de azeite de oliva

1 dente pequeno de alho

30 g (um punhado) de pinoles

parmesão ralado na hora a gosto

Cozinhe as batatas com a casca. É importante isso pra ela não absorver água demais. Quando estiverem cozidas, tire-as da água, deixe esfriar um pouquinho e descasque-as. Não deixe cozinhar em excesso, é bom que estejam macias mas firmes.

Jogue um pouco da farinha sobre uma bancada lisa. Esprema as batatas com um espremedor apropriado e coloque-as sobre a farinha. Amasse-as sobre a farinha. Faça um montinho com uma depressão no meio e coloque as gemas e o sal. Trabalhe a massa com as pontas dos dedos, o suficiente para não ficar grudenta, por alguns minutos. Se necessário, jogue um pouco mais de farinha e trabalhe a massa até conseguir chegar numa textura adequada, sem estar grudenta, mas estando uma massa firme. Quanto menos farinha usar melhor, pois a massa fica mais leve e saborosa. Com as mãos bem enfarinhadas, faça rolinhos de cerca de 1,5 cm de diâmetro. Corte os rolinhos em pedaços de cerca de 2 centímetros.

Neste momento, você pode simplesmente pegar um garfo e dar uma amassadinha em cada pedacinho, como se fossem ranhuras nele. É uma forma bem típica italiana fazer isso, e serve também pra aderir mais molho. Reserve-o em uma bancada enfarinhada enquanto faz o molho.

Lave e seque a rúcula. Retire as folhas dos cabos. Coloque as folhas, os pinoles, o alho e um punhado (uns 30g) do parmesão em um recipiente para amassar com um pilão. Vá amassando bem e juntando o azeite pouco a pouco. A ideia é que o pilão quebre e rasgue tudo mas deixando um pouco mais de pedacinhos do que se batido no liquidificador. Se preferir processe tudo. Eu não costumo colocar sal nesse molho, já coloco o suficiente no gnocchi, mas se achar que precise de sal, pode colocar.

Cozinhe o gnocchi em água fervente com sal. Quando a gente o joga na água ele afunda. Quando ele subir é por que está pronto e é só pegá-lo com o auxílio de uma escumadeira. Vá cozinhando pouco a pouco, não coloque tudo de uma vez. Reserve o já cozido. Gosto de colocá-lo sobre o molho de uma vez (não é bom esquentar o pesto de rúcula). Misture bem e sirva com mais parmesão.

gnocchi_pestorucula_02

ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>