galette de queijo de cabra e legumes

galette de queijo de cabra e legumes

Faz cerca de três anos que você apertou o botão follow. Entre tanta gente com inúmeras selfies e fotos em academia, encontrei no seu olhar um singelo carinho. Mais de um ano depois você me mandou palavras: “love your heart”. Sempre foi nas palavras que busquei abrigo. E nelas, também encontrei você. Eu morei fora. Quando voltei, você foi morar lá. Você voltou, eu fui de novo. Num mundo de tantos desencontros, a gente criou algo só nosso. Breves momentos que mais parecem impregnar em tudo o que diz respeito a nós dois. é sempre um compilado de detalhes, um pedaço de tempo que se converte em eterno. Enfim você veio. Com amarelo nas mãos, em girassóis. Eu te apresentei meus lugares, você me apresentou o seu homem. Te mostrei meus sorrisos, cores e sabores, você suas músicas. Criei uma torta vegetariana pra você. Em meio a tanta chuva, você me trouxe o verão. Ontem te vi pegar o carro e partir. A distância é difícil, mas não é ausência. E o que as mãos não tocam, a alma afaga.

galette02 galette03

massa:
125 g (1 xícara) de farinha de trigo
75 g (6 colheres de sopa) de manteiga gelada em cubinhos
1/2 colher (chá) de sal
1 ovo

recheio:
130 g de queijo de cabra
1 cebola pequena em fatias finas
1 colher (sopa) de manteiga
1 cenoura média
1 batata baroa média
azeite de oliva
tomilho
sal
pimenta do reino

Comece pela massa: misture a farinha de trigo com a manteiga e o sal usando a ponta dos dedos até formar uma farofinha úmida. Junte o ovo e misture tudo rapidamente, só pra juntar toda a massa, sem sovar muito (sovar muito deixa a massa elástica e se ficar elástica ela vai encolher no forno). Coloque em um saco plástico e leve à geladeira por uns 20 a 30 minutos.

Prepare o recheio: Numa frigideira em fogo médio derreta a manteiga. Junte a cebola e deixe que ela doure, mexendo de vez em quando. Ela tem que ficar bem corada e caramelizada. Desligue o fogo e reserve. Numa tigelinha misture o queijo – uso o queijo de cabra daquele mais fresco e bem branquinho, ele é mais suave e bem cremoso – com folhinhas de tomilho, um pouco de sal, pimenta do reino e azeite, pra virar um creminho. Se não quiser usar o queijo de cabra, substitua por ricota. Com uma boa faca, pique a cenoura e a batata baroa em rodelas finas.

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Retire a massa da geladeira. Numa superfície enfarinhada, abra a massa com a ajuda de um rolo. Não é necessário que ela fique muito certinha, é uma torta rústica. Coloque numa assadeira coberta com papel manteiga (dá pra fazer sem o papel por baixo, não é necessário untar – o papel facilita o transporte da galette pra servir). Cubra com a pasta de queijo de cabra, deixando cerca de um dedo das bordas da pizza sem recheio. Esparrame a cebola por cima. Por último, faça uma camada fina e intercalada de rodelas de cenoura e batata baroa. Dobre as curtas beiradas da massa subindo em cima do recheio, de forma a segurar tudo. tempere os legumes salpicando um pouco de sal e pimenta do reino e regando com um fiozinho de azeite. Leve para assar por cerca de 35 minutos, ou até a massa estar corada e os legumes parecerem cozidos. Sirva a seguir ou em temperatura ambiente.

galette04

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>