frango com limão capeta e páprica

Sabe quando a gente cansa de comer o peito de frango daquele mesmo jeito de todo dia? Pois é. Tem horas que algumas variações simples de fazer e saborosas são excelentes pra poder variar um pouco. Essa versão é bem assim, e com tudo que usualmente se tem na geladeira ou despensa. O limão capeta dá pra substituir por siciliano ou tahiti, sem problemas. A páprica você pode até não ter em casa, mas pode-se fazer sem ela também (embora eu ache ser um tempero ótimo pra se ter no armário de temperos!). A execução é rápida, o que vai demorar um pouquinho é só no tempo de forno, mas aí fica a dica do que eu faço: coloco o alarme no celular com os minutos certinhos e vou fazer alguma outra coisa pra aproveitar o tempo. Não tem erro assim! E fica uma delícia com arroz, já que o caldo é bem grossinho, como um molho.

 

frango_limao_paprica_01

 

. 700 g de peito de frango

. 1 colher (sopa) de páprica doce ou picante (prefiro a picante)

. 80 g (1/2 xícara) de farinha de trigo

. sal e pimenta do reino

. 80 ml  (1/3 de xícara) de molho de soja

. raspas e suco de 2 limões capeta (ou siciliano ou tahiti)

. 4 dentes de alho

. 240 ml (1 xícara) de água

. azeite

Misture a farinha com a páprica e tempere com sal e pimenta do reino (costumo colocar cerca de 1 colher de chá de sal). Pique o frango em cubos grandes (cerca de 4 cm), e passe-os pela mistura de farinha de trigo temperada. Numa assadeira pequena regue com um pouco de azeite pra não grudar no fundo. Se preferir, pincele o azeite. Coloque os pedaços de frango e jogue mais um fio de azeite por cima, cobrindo um pouco todos os cubos de frango. Leve ao forno a 200ºC por 20 minutos. Enquanto isso, faça o molho: Amasse os dentes de alho e misture com o suco de limão, molho de soja, água e pimenta do reino. Se achar que deve, tempere com um pouco de sal. Explico: o molho de soja (shoyu) é bem cheio de sódio, então tem que tomar cuidado pra não ficar salgado. Aqui em casa eu uso o shoyu light, porque ele tem muito menos sódio que o outro. Só que com ele, vez ou outra, dependendo da receita, preciso colocar mais sal. Foi o caso aqui, onde joguei só mais uma pitadinha de sal. O molho está pronto. Ao tirar o frango após os 20 minutos, cubra-o com o molho e retorne ao forno por mais 30 minutos. Com a farinha de trigo do frango, o molho vai cozinhar e engrossar, além de deixar o frango com uma cor linda. Fica um azedinho bem longe e bem gostoso do limão – e é por isso que prefiro usar um limão mais saboroso, como o capeta, ou mesmo o siciliano. É isso. Sirva com arroz e o que mais preferir.

frango_limao_paprica_02_

cozinhar_ouvindo

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=Ri6bd4G-Aig#t=29]

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>