formas de voltar para casa

formas de voltar para casa

Os terremotos não atingem a todos de forma igual: enquanto uns voltam pra casa e não existe mais nada ali, há quem volte e encontre tudo mais ou menos como estava, mesmo que com algumas perdas ou rachaduras. Em 1985 um terremoto atingiu o Chile e esse é o ponto de partida de Formas de Voltar para Casa, livro de Alejandro Zambra, onde o autor de alguma forma mistura sua própria vida com a vida do narrador/protagonista do livro.

Descobri Zambra no começo do ano. Foi uma grata e deliciosa descoberta. Foi ao ler o excelente Bonsai. Lá o foco era em como a vida transformava duas pessoas que se relacionaram um dia. Aqui a história é sobre a vida das pessoas durante a ditadura de Pinochet, no Chile. O livro se divide em duas partes que se aproximam e distanciam o tempo todo: um escritor tentando escrever um livro e a sua história propriamente contada, em que esses narradores se fundem várias vezes pra contar o que se passou entre passado e presente. O protagonista, que não é nomeado no livro, cresceu durante a ditadura sem se dar muita conta disso. Achava os adultos sérios demais sem entender o que era a repressão da época. Não gostava de Pinochet simplesmente porque seus anúncios interrompiam a programação do que ele via na TV. Enquanto pessoas eram torturadas e morriam ele cresceu desenhando e fazendo dobraduras de papel. Enquanto ele vivia numa família que viveu séria e em silêncio em relação à ditadura, ele conhece Claudia no dia do terremoto, uma menina um pouco mais velha vinda de uma família desestruturada pela ditadura.

Sem preencher o livro com muitos detalhes, cabe ao leitor ir, com suas vivências, preenchendo a dor e entendendo as situações vividas. O estilo do autor é bem presente: a melancolia, a fala direta, um livro que você consegue ler de uma vez só, sem rodeios. O passado é algo forte e que define muito do que a gente vive hoje. O passar da vida vai mudando e moldando as pessoas e relações. “O passado nunca deixa de doer, mas podemos ajudá-lo a encontrar um lugar diferente.”

formasdevoltar_02

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>