Florença

Segunda parada: Florença! Ou Firenze, o nome da cidade em italiano. Foi a cidade que mais gostamos na Itália. Linda, tivemos tempo de sobra tanto para passear como para ficar um tempo sentado só comendo, bebendo e conversando, sem hora para nada. A viagem de trem Roma-Florença também foi bastante agradável, mas se for viajar de trem de cidade em cidade como fizemos fica a dica de levar pouca bagagem. Muitas vezes nas estações é preciso subir e descer escadas com a mala, você mesmo tem que colocar dentro do trem, muitas vezes em compartimentos um pouco complicados de encaixá-la.

O que achei imperdível

Cattedrale di Santa Maria Del Fiore ou Duomo :: a catedral de Florença, com sua monumental cúpula é uma das obras de arte gótica e da primeira renascença italiana, considerada de fundamental importância para a história da arquitetura. É linda, diferente das outras igrejas que vi.

Ponte Vecchio :: é uma ponte (acredita-se que foi construída na Roma Antiga) cheia de lojas, em grande parte joalherias. Existe um costume de trancar cadeados com o nome de um casal e jogar a chave no rio para que o casal fique “eternamente ligado”.

Galeria Degli Uffizi :: entre outras obras, encontra-se ali o famoso Nascimento de Vênus.

Sobre a comida

Continuei na minha busca por pizza e massa! E não me decepcionei, de novo. Acho que Florença foi a cidade que mais comi e que teve a melhor comida da viagem também. Ali provei o famoso Carbonara (que achei incrivelmente diferente dos que já comi em restaurantes no Brasil). Comi também um prato de spaghetti com tinta de lula e frutos do mar que além de ser lindo visualmente foi de um sabor ímpar. E o que achei o melhor prato de comida de toda a viagem: Pappardelle al ragù de coelho com limão. Maravilhoso. Aproveitei também para comer um Ossobuco com polenta, outro prato bem típico italiano. Fico sem palavras para descrever!

Além disso vi inúmeras lojinhas que vendiam salames, outras de pães, outras de pizzas, outras de doces. Sempre pequeninas mas com coisas baratas e muito gostosas. Parece meio tosco mas adoro ver comida exposta assim como nas fotos a seguir!

Alguns dos restaurantes:

Francesco Vini (Borgo dei Greci, 7), foi onde eu comi a melhor comida de toda viagem.

Boccadama (Piazza Santa Croce, 25), ótimo para comer pratos típicos italianos. Nessa Praça (Santa Croce) é onde acontece a “noite” de Florença. Muitos bares bacanas e muita gente nas ruas.

Baldovino (Via S. Giuseppe, 22), também perto da Santa Croce. Onde comemos uma tábua de queijos sensacional e a massa negra com frutos do mar.

Ainda farei um post para comentar o que uma inglesa classificou como “the best place in Italy”. Aguardem!

Fotos :: Marcus Martins e Lorena Borges

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>