fettuccine com abóbora e avelãs

fettuccine com abóbora e avelãs

Há alguns anos lembro de fazer manteiga noisette quase todo dia, pros financiers quentinhos que saíam toda manhã na boulangerie no número 140 da rua de Belleville. Me apaixonei pelo aroma de avelãs que subia enquanto eu derretia a manteiga em fogo baixinho, baixinho, ao se tornar ligeiramente mais escura. Comecei a usá-la em outros bolos e receitas, e um dia resolvi misturá-la à abóbora assada e avelãs crocantes pra dar sabor a um fettuccine. Tem dias que a gente vai receber amigos em casa e quer receitas bacanas, com um sabor diferente das do dia a dia. Mas ao mesmo tempo é legal quando dá pra fazer algo prático e que surpreenda por não ser mais do mesmo. O legal aqui é a utilização de ingredientes gostosos e que geralmente não são colocados juntos à uma massa. Fica bem gostoso e é bem fácil de fazer:

fettuccine_abobora02

500 g de fettuccine
600 g de abóbora japonesa
150 g de manteiga com sal
100 g de avelãs
folhinhas de sálvia fresca (se não achar, como eu nesse dia, use tomilho)
um bom punhado de queijo parmesão ralado
azeite
sal
pimenta do reino

Lave bem a abóbora. Retire as sementes e pique em pedaços médios, com a casca mesmo. Coloque numa assadeira e tempere com sal e pimenta do reino. Regue tudo com um pouco de azeite, misture e leve ao forno a 240ºC por cerca de 30 minutos, ou até que esteja bem macia e cozida. Enquanto isso, coloque uma panela de água grande para ferver, para cozinhar o macarrão. Numa panelinha coloque a manteiga. Ligue em fogo baixo, mexendo de vez em quando até que a manteiga comece a escurecer. É a chamada manteiga noisette, porque ela fica com aroma de avelãs. Ela deve ficar um dourado escuro, meio âmbar. Não deixe escurecer demais senão ela pode queimar. Retire do fogo e reserve. Coloque as avelãs numa frigideira e leve ao fogo, por cerca de 2 minutos, só pra dar uma leve tostada. Pique-as grosseiramente com uma faca.

Cozinhe a massa. Escorra e logo em seguida, regue com a manteiga preparada. Misture bem e coloque as folhinhas de sálvia lavadas pra que aqueçam no calor da massa. Misture também os pedaços de abóbora assados, as avelãs e o queijo ralado. Prove o tempero de tudo e se precisar tempere com sal e pimenta do reino. Sirva a seguir.

dados_fettuccineabobora

fettuccine_abobora03

pracozinharouvindo_06

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>