espetinhos de maminha em persillade com tomates ao crumble

É interessante como apesar do boi ter vários cortes de carne diferentes, acabo na maioria das vezes cozinhando aqueles mesmos de costume. E carnes como a maminha geralmente ficam pro churrasco e só. Por isso mesmo tenho tentado cada vez mais agregar diferentes cortes em diferentes pratos, e assim trazer mais sabor e pratos um pouquinho diferenciados. O tomate que acompanha esse prato é simples de fazer e pode ser feito separado da carne também.

maminha_tomate_01

800 a 900 g de maminha

1 cebola grande

120 g de manteiga com sal em temperatura ambiente

1 dente de alho grande

1 buquê de salsinha

4 tomates italianos grandes

150 g de muçarela

30 g de parmesão

30 g de farinha de trigo

1 raminho de alecrim

azeite de oliva

sal

pimenta do reino

Descasque o alho e o pique bem pequenininho. Lave a salsinha e pique bem pequenina também. Misture esses dois ingredientes em 90g da manteiga, misturando bem e temperando com sal e pimenta do reino. Coloque dentro de um pedaço de filme plástico e enrole bem, dando uma forma de uma salsicha. Guarde na geladeira. Essa é a persillade, um tipo de manteiga pra temperar carnes bem francesinha, que ganha esse nome pois salsinha em francês é persil.

maminha_tomate_02

Pique o raminho de alecrim. Numa vasilha misture o parmesão, o restante da manteiga (30g), a farinha de trigo, o alecrim picado e um pouco de sal e pimenta. Essa farofinha, quase uma massa, é o crumble que a gente vai usar para cobrir os tomates. Pique a muçarela em cubinhos. Pegue os tomates e corte uma tampinha fina em suas duas extremidades. Isso vai servir para que o tomate fique “sentado” sem rolar na assadeira. Corte os tomates ao meio ficando duas bases para rechear. Com um colher, cave um pouco o tomate. Eu não gosto de retirar toda a polpa não, é só pra caber melhor o queijo ali. Tempere com um pouquinho de sale pimenta. Coloque o queijo e cubra com o crumble, repartindo tudo entre as 8 peças de tomate. Em uma assadeira, jogue um fio de azeite para que os tomates não grudem no fundo. Coloque-os na assadeira e leve para assar em forno a 200ºC por cerca de 25 minutos, até que o crumble doure e o queijo derreta por dentro.

Pique a maminha em cubos grandes (eu gosto de retirar o excesso de gordura nesse caso dos espetinhos). Pique a cebola em pedaços grandes também. Monte espetinhos com 4 a 5 pedaços de carne, intercalando com pedaços de cebola. Numa frigideira quente, ou grelha, prepare os espetinhos até que fiquem bem dourados, e de acordo com o ponto da carne que você gosta. Quando estiver pronto, sirva os espetinhos acompanhados dos tomates. Retire a persillade da geladeira e parta pedacinhos e salpique sobre a carne. Sirva enquanto essa manteiga temperada vai derretendo sobre a carne, dando um sabor bem gostoso à ela.

maminha_tomate_03

rendimento 4 porções

tempo de preparo 1h10

dificuldade média

imagem_ouvindo

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Ed0BMSfEwuI]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Estou sonhando com essa manteiga! hahhaha
    Você já usou ela em alguma outra combinação, Gui? Tipo pra servir junto com uns pãezinhos como entrada ou algo assim? Tenho loucura por manteigas e essa está uma coisa!!!

    • gpoulain diz:

      dá sim Jussara! o sabor é incrível! na França usam só com carne vermelha, mas adoro fazer pra comer com pão quentinho também. ela só não dura muito tempo na geladeira porque é tudo fresquinho né? mas qualquer coisa é só fazer meia receita. :)

  • Gui, eu fiz (inclusive os espetinhos) e foi um sucesso absoluto!!! A minha “persillade” eu acabei fazendo com manjeiricão, porque era o que eu tinha em casa, e ficou simplesmente sensacional! Com destaque especial pra manteiga (o que é isso??? me explica o tanto que é perfeita??!!!)
    Apesar de ter feito em espetinhos, servi como almoço no sábado e achei que o tomate seria meio “pouco”… aí servi com risoto de alho poró…
    Vou postar essa semana e linko você aqui!
    Amei!!! Obrigada pela receita!!

    • gpoulain diz:

      ai que delícia com risoto de alho poró! tenho certeza que ficou bom! o bacana dessa manteiga é que dá pra colocar as ervas que quiser, fica muito bom pra acompanhar carnes mesmo! um abraço!

  • […] ser muito sincera: o que me levou a repetir essa receita (fonte inesgotável de receitas que dão certo!!!) em casa não foi a carne, mas sim a […]

  • […] Para um jantar em si, indicaria um belo lombo ao vinho com legumes. Dá pra fazer ainda acompanhado de uma farofa delícia de banana. Outro acompanhamento legal pra carnes vermelhas são os tomates ao crumble. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>