escondidinho de costelinha, baroa e catupiry — o chef e a chata

escondidinho de costelinha, baroa e catupiry — o chef e a chata

Não sei dizer se esse é meu prato preferido entre todos os que já preparamos no programa, mas com certeza está entre os mais gostosos – tanto que a gente nem conseguiu falar ao terminar o video! A combinação da costelinha desfiada desmanchando na boca com o catupiry bem cremoso e o sabor e amarelinho da batata baroa (ou mandioquinha! ou cenoura amarela!) é incrível! Taí uma boa receita pro almoço do dia das mães e o melhor de tudo é que dá pra preparar no dia anterior e só guardar na geladeira coberto com filme plástico pra assar na hora.

1,5 kg de costelinha de porco

240 ml (1 xícara) de vinho branco

4 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)

sal

pimenta do reino

1 kg de batata baroa (mandioquinha, cenoura amarela)

50 g (4 colheres de sopa) de manteiga com sal

500 g de catupiry

1 cebola picadinha

2 tomates sem pele e sem sementes picados

azeite

100 g de queijo parmesão ralado

Tempere as costelinhas com sal e pimenta. Coloque numa assadeira, regue com o vinho e o molho de soja, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 240ºC por cerca de 40 a 50 minutos, até que a carne esteja cozida e macia. Deixe mais 10 minutos destampado para que ela pegue cor.

Enquanto assa, prepare o purê de batata baroa. Descasque as batatas, pique grosseiramente, coloque numa panela cheia de água fervente e deixe que cozinhe por cerca de 20 minutos ou até que esteja cozida. O ponto é quando você enfia uma faca e ela entra com facilidade, mas sem que a batata esteja cozida demais, desmanchando. Escorra a água, esprema com ajuda de um espremedor de batatas ou de um garfo. Misture a manteiga e reserve. Quando a costelinha estiver cozida, desfie-a, retirando os ossos. Numa panela refogue a cebola em um fio de azeite, até que ela murche um pouco. Junte a costela desfiada e o tomate e refogue por cerca de 5 minutos, só até tudo misturar bem.

Monte o refratário: Coloque por baixo a costelinha, cubra com o catupiry e por cima de tudo o purê de batata baroa. Cubra tudo com parmesão ralado. Asse por uns 25 a 30 minutos, até dourar bem. Se quiser, pode deixar pronto na geladeira coberto com filme plástico de um dia para o outro só faltando assar. Serve 6 pessoas.

escondidinho_02

travessa e prato: Tok & Stok
colher e guardanapos: acervo

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Harmano diz:

    Oi Gui! Tudo bem?
    Tem como substituir a manteiga usada no purê por algum ingrediente sem leite, ou ficaria muito ruim?
    Eu sempre tento imaginar alguma alternativa para leite/queijo/manteiga, mas fico com medo de ficar ruim. haha
    Obrigado :)

    • gpoulain gpoulain diz:

      claro! já namorei alguém que não podia com lactose e glúten, eu sempre fazia purês pra gente com azeite no lugar da manteiga, fica muito bom! :)

  • Juliana diz:

    Gui, me diz uma coisa… quanto seria necessário de costelinha para uma receita para 4 pessoas???
    Muito obrigada

    • gpoulain gpoulain diz:

      Eu faria essa mesma quantidade pra 4 e o que sobrasse eu comeria no outro dia! haha! mas você pode fazer com 1kg a 1,2kg de costelinha.

  • diz:

    Guiiii,

    adquiri dois livros seu no kickante: um com a receita ilustrada e outro com o pôster A3.

    moro em Brasília e mudei de apartamento ontem, dae fiquei super preocupada com os livros.

    Como faço para atualizar meu endereço de entrega? Me ajudaaaaa!

    Estou muito ansiosa para recebê-los.

    • gpoulain gpoulain diz:

      oi Rê, não se preocupe!

      O livro entra na gráfica no fim da semana que vem e vou escrever pra todo mundo confirmar o endereço, dizer se quer o livro autografado ou não, etc. aí você pode me responder esse e-mail com seu endereço novo, sem problema. não se preocupe, o livro tem que chegar direitinho pra você! :)

  • Fernanda B. diz:

    Oi Gui! Escrevi para vc lá no facebook dizendo que vim direto ao seu blog procurar uma receita para o dia das mães. Acabei escolhendo o cheesecake de nutela. DELICIOSO!! Fez o maior sucesso! Só que eu achei que a massa de biscoito maisena ficou meio esfarelada, sabe? Fiz na forma de fundo falso e desenformei lindamente, mas na hora de partir, esfarelou a lateral toda! O que será que eu errei? Que dica vc me dá para isso não acontecer de novo? Com certeza repetirei essa receita e quero que ela fique perfeita como a sua! Um beijão.

    • gpoulain gpoulain diz:

      ah, que sucesso!

      então, é normal esse tipo de massa esfarelar mesmo. você pode levar a massa uns 10 minutos no forno antes de colocar o recheio, isso ajuda a ficar um pouco menos esfarelenta (não completamente). mas se você quiser uma massa perfeita mesmo sugiro utilizar como base a da receita da torta de 3 limões, é a que normalmente uso quando faço cheesecakes para venda. beijo! :)

  • Manuela Ross diz:

    Gui,
    Acompanho o Chefe e a Chata desde o primeiro episódio, e adoro o programa! Super feliz que ele agora vão acontecer permanentemente.
    Fiz ontem para o almoço do dia das mães o escondidinho, ficou MARAVILHOSO! Minhas adaptações: fiz um purê de 3 batatas (baroa, inglesa e doce), substituí o vinho branco por tinto ( eu já tinha uma garrafa aberta e não quis abrir outra) e o catupiry pelo cream cheese ( não encontrei o catupiry na delicatessen). Além dessas mudanças nos ingredientes eu ainda coloquei o caldo que ficou na assadeira para reduzir junto com a cebola refogada. Hummmmm!
    Parabéns pelo trabalho de vocês, além de serem receitas deliciosas, a produção é impecável, e o melhor de tudo, vocês são super simpáticos. Fiquei babando quando li sobre a aula que vocês vao fazer, queria muito poder ir, mas a distância Salvador – Belo Horizonte não permite.
    Você merece todo sucesso do mundo!
    Beijos carinhosos!
    Manuela

  • Renata diz:

    Aqui em Curitiba batata baroa se chama batata salsa rsrs
    Gui, essa receita da pra 4 pessoas que comem bem?

  • Aline diz:

    Oi Gui,
    Vou preparar o almoço de dia das mães aqui em casa mas a família não come carne de porco. Posso substituir a costelinha por carne bovina?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>