empanadas argentinas

Pra quem ainda não sabe, morei em Buenos Aires em 2010, fazendo um curso intensivo de gastronomia. Foi lá no curso onde aprendi essa receita, que até já postei por aqui, mas sem ser em versão ilustrada. Refiz dia desses, e quanto mais fininha a massa ficar, mais gostoso fica também. Então monte o recheio que preferir (tô colocando dois como sugestão) e aproveite! Tô tentando aprender a fazer as empanadas colombianas (eu comia sempre num restôzinho colombiano que ficava ao lado da minha casa em Paris e são incríveis, lembram nosso pastel de angu), se um dia eu chegar num resultado bacana posto aqui também.

empanadas_argentinas_02

massa

250g de farinha de trigo

10g de sal

100ml de água morna

75g de manteiga

receita_ilustrada_09

Faça uma coroa com a farinha e coloque os outros ingredientes no meio. Não jogue a água toda de uma vez, coloque metade e vá adicionando mais aos poucos, se for preciso. É importante sovar bastante até que ela fique bem macia e elástica, e não somente homogênea. Deixe descansando dentro de um saco plástico enquanto prepara o recheio.

Abra a massa em uma espessura de uns 3mm de altura e corte círculos de 12cm de diâmetro, pode usar um pires grande como molde. Coloque uma colher (de sopa) bem cheia de recheio e dobre ao meio pra fechar. Faça a técnica do repulgue: vá dobrando as beiradas, um “beliscaozinho” por cima da outro. Coloque em uma assadeira e leve para assar em forno a 250ºC por uns 25 minutos.

recheio de carne picante

250g de contra filé

1 cebola picada

2 ovos cozidos

pimenta calabresa a gosto

1 tomate picado

sal

salsinha picada a gosto

empanadas_argentinas_01

Pique a carne bem pequena, quase como se fosse uma carne moída, porém um pouquinho maior (utilize carne moída se quiser simplificar o preparo). Em uma panela esquente um fio de óleo e refogue a cebola. Assim que ela murchar um pouco, junte a carne e mexa até que ela fique corada e bem soltinha. Tempere com sal e pimenta. Agregue o tomate e a salsinha e deixe cozinhar um pouco. Descasque os ovos cozidos e amasse-os com um garfo pra que virem um ‘farelinho’. Junte à mistura da carne e desligue. Deixe repousar um pouco para que esfrie e você possa rechear.

recheio de queso azul y nuez

100 g de muçarela

100 g de gorgonzola

1 punhado de nozes

Rale a muçarela em ralo grosso e pique o gorgonzola em pedacinhos. Pique grosseiramente as nozes também. Misture tudo e recheie os círculos de massa.

empanadas_argentinas_03

rendimento 10 empanadas

tempo de preparo 1h30

dificuldade média

imagem_ouvindo

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=nKfZTN1OW6Y]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Maria Carolina diz:

    Onde foi que vc fez o curso? A escola argentina, digo? Acho seu tumblr sensacional e te sigo há tempos. Desde quando suas receitas começavam com um risotto com o que tinha na geladeira. Toda a positividade e sucesso que estas colhendo atualmente é o que lhe desejo. Um beijo.

  • Ale Yamamoto diz:

    Eu sempre fico encantada quando passo por aqui. Com as suas receitas, as suas ilustrações, as suas indicações de filme, seus textos, seu senso de estética. Parabéns por tanto talento. Beijos!

  • […] desses vi uma receita super legal das autênticas empanadas argentinas. ela foi postada pelo guilherme poulain, do moldando afeto (blog que adoro!), que estudou […]

  • oi, guilherme. tudo bem? adorei a receita ilustrada e aproveitei a empolgação pra testar em casa. fiz algumas poucas adaptações (pra aproveitar o que tinha em casa), mas foi totalmente inspirada na sua. até contei no meu blog, citando a fonte, claro :) se quiser dar uma olhadinha (fiquei tão orgulhosa porque ela ficou bonitona hahaha). é isso. um beijo e o link: http://livshere.wordpress.com/2013/11/18/sobre-adaptacoes-ou-a-receita-de-empanadas-argentinas/

  • fercout diz:

    Ei, Bonito, você é dono de algum restaurante ou trabalha em algum? Me conta!!! Ou você trabalha por encomenda?

  • Jussara Tuma diz:

    Mais uma receita perfeita!!!! Fiz, amei e vou repetir em um jantar argentino que daremos em casa essa semana…
    Me fala uma coisa… Tem como deixar a massa preparada de véspera? Se sim, só a massa ou a empanada toda, só pra assar??
    Pergunto porque o jantar vai ser em meio de semana e eu queria otimizar a vida por aqui!!!
    Brigadinha!!!

    • gpoulain gpoulain diz:

      eba! você tava meio sumidinha daqui, bom te ver! :)

      olha, não recomendo deixar a massa preparada não (ela vai ser difícil de abrir pra montar), mas você pode deixar elas já prontas pra assar, sabe? já montadinha. só cuidado pra uma não grudar na outra, então recomendo que você coloque elas já na assadeira, uma ao lado da outra. pode cobrir com um plástico filme e deixar guardadinha. depois só tirar o filme plástico e levar pro forno.

      um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>