cupcake red velvet

Hoje é o Valentine’s Day, comemorado em muitos países representando o que pra gente é o 12 de junho, dia dos namorados. Por isso, minha amiga Lulu Gondim sugeriu que fizéssemos um cupcake clássico (se é que se pode dizer assim): Red Velvet. Ele fica vermelhinho e com um visual muito bonito para você montar uma caixa e dar pra quem você gosta. No meu caso, levei de presente pra um amigo querido, o Marcus. Além dele fizemos um cupcake de chocolate, básico, que passarei a receita no próximo post.

:: 4 colheres (sopa) manteiga sem sal em temperatura ambiente

:: 3/4 xícara (chá) de açúcar

:: 1 ovo

:: 2 colheres (sopa) de cacau em pó

:: corante alimentar vermelho (explico mais sobre e quantidade a seguir)

:: 1 colher (chá) de essência de baunilha

:: 1/2 xícara de leite

:: 1 colher (sopa) de suco de limão

:: 1 xícara (chá) de farinha de trigo

:: 1 colher (chá) fermento em pó

:: 1 clara de ovo

:: 2 colheres (sopa) rasas de açúcar

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pegue o leite e o suco de limão e misture. Essa mistura vai coalhar em alguns minutos e formar o que chamam de “buttermilk”. Bata (na mão ou batedeira) a manteiga e o açúcar até ficar uma mistura uniforme. Junte o ovo e bata mais um pouco. Em outra tigela misture a essência com o cacau e o corante. Sobre o corante, um adendo: utilizei o corante em pasta, que você usa pouco (consequentemente rende mais) e por isso ele não dá muito gosto. Coloquei mais ou menos 1 colher de chá bem rasa. Algumas pessoas usam o corante líquido, e você tem que colocar bem mais (cerca de 3 colheres de sopa). Já ouvi casos em que o cupcake ficou com um leve gosto amargo por causa de excesso de corante, então use o bom senso, deixe ele com uma cor bonita sem exageros!

Misture o conteúdo das duas tigelas e agregue o “buttermilk”. Vai ficar bem líquido e aí sim o corante começa a aparecer mesmo. Junte a farinha de trigo e bata bem. Se for necessário coloque um pouco mais de corante (senão, como diz Lulu, fica parecendo cor de feijão com beterraba – eeew). Junte o fermento. Em uma forma de cupcakes ou muffins, distribua forminhas de papel (usamos forminha branca mesmo, pois através dela passa a cor vermelha do bolo e coloque a massa. Não é necessário untar. Encha mais ou menos 3/4 da forminha de papel. Leve para assar em 180ºC por cerca de 20 a 25 minutos.

Retire do forno e tire da forma de metal em seguida, pois o bolo quente fica úmido e se permanecer na forma ele vai suar todo na forminha. Ao retirar coloque em uma grade para esfriar. Como eu não tinha grade improvisamos colocando na grade do fogão. Para a cobertura faça um merengue francês: bata a clara de ovo até ficar bem consistente (a ponto de virar a tigela de cabeça pra baixo e ela nem se mover), junte o açúcar e bata mais até que fique um merengue bonito, sedoso e firme. Coloque em um saco de confeitar e enfeite os cupcakes. Colocamos por cima granulados vermelhos salpicados.

Como fiz de presente, resolvi colocar um adicional: Cortei plaquinhas em papelão paraná de 4x5cm, pintei de azul com aquarela e fiz alguns desenhos em papel canson que representam a turma da qual eu e o amigo fazemos parte, cada cupcake representa um de nós. No do aniversariante coloquei uma velinha. Coloquei numa caixa e fechei com alguns dizeres e nossos apelidos: Marcus Pegue no Compasso, Loreninha Roitman, Guixérmo Bigodonsh, Barbado Forte, Your Crowbar e Gota de Sangue. Inicialmente confesso que achei o presente meio bobão (até porque enfiei um “Born This Way” na coisa). Mas para minha surpresa o aniversariante gostou tanto que saiu mostrando a todos e fiquei muito feliz por ele perceber que ao menos meu presente tinha uma coisa: uma porçãozona de afeto. E bastante diversão pra minha tarde de sábado também.

Rendimento: 8 cupcakes

Dificuldade: média

Tempo de preparo: 1h30 (sem o tempo de fazer caixa + enfeites)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>