cupcake de mirtilos

Ontem uma amiga querida (e chefinha no Chata), a Lu, me mandou mensagem no fim da tarde: “Gui, vamos fazer cupcakes?”. No que respondi: “Claro! Quando?”. E ela: “Daqui a pouco?”

Ela queria meu “famoso” cupcake dos amigos, mas estava dando uma olhada num livro de cupcakes que tenho, O Mundo dos Cupcakes, de Carole Crema, e resolvi fazer com os mirtilos que eu tinha no congelador. Não usei a receita do livro, mas peguei algumas inspirações pra uma massa bem pesada de baunilha, mirtilos e gemas! Tirando a bagunça que nós fizemos na cozinha com a ganache de chocolate branco (cof cof, eu fiz), ficou uma delícia.

:: 2 e 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo peneirada

:: 2 colheres (sopa) de fermento em pó

:: 120g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

:: 1 e 1/2 xícara (chá) de mirtilos frescos ou congelados

:: 1 e 1/4 de xícara (chá) de açúcar

:: 4 gemas

:: 1 colher (sopa) de essência de baunilha

:: 1 xícara (chá) de leite

:: 1 pitada de sal

:: 250g de chocolate branco

:: 50ml de creme de leite

Se seus mirtilos forem congelados, deixe-os descongelando em uma peneira sobre uma vasilha por pelo menos umas 2 horas para que ele escorra bem o líquido do congelamento. Pré aqueça o forno a 180ºC. Em uma tigela peneire os ingredientes secos: trigo, fermento e sal. Reserve. Na batedeira bata bem a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura bem cremosa.

Junte as gemas uma a uma, batendo bem. Acrescente também a essência de baunilha e vá batendo alternando colocar um pouco de leite e um pouco dos ingredientes secos já peneirados. Não coloque tudo dos ingredientes secos. Quando estiver no final, pare a batedeira, misture os mirtilos na farinha para que ele não solte seu caldo roxo-azulado e os incorpore delicadamente à massa. Vai ficar bem densa mesmo.

Distribua a massa em forminhas de cupcakes (enchendo 3/4 da forminha) e asse por cerca de 15-20 minutos. Retire do forno, da assadeira e coloque sobre uma grade para que não “suem” e deixem as forminhas de papel molhadas. Como eu não tenho grade em casa, sempre coloco para esfriar nas grades no fogão mesmo!

Para a cobertura derreta o chocolate branco em banho maria ou no microondas (colocando de 30s em 30s até que derreta), misture o creme de leite e leve para resfriar em geladeira por uns 20 minutos antes de confeitar. Confeite usando uma colher ou um saco de confeitar. Enfeite com um mirtilo no topo.

Rendimento :: 12 cupcakes

Tempo de preparo :: 1h20

Dificuldade :: fácil

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ntIrUwR6F_E]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>