croque monsieur

croque monsieur

Muita gente já me perguntou se croque monsieur é o misto quente francês. De certa forma é sim, mas ele tem suas particularidades, mas o principal deles é que vai molho bechamel, que dá todo um sabor e textura pra esse lanche super saboroso. É bem simples de fazer e o mais legal é que dá pra fazer vários de uma vez se você estiver com mais gente em casa, por exemplo. Começamos esse episódio também num local ótimo pra fazer um lanche ou piquenique: o Jardin du Luxembourg, um lugar lindo que fica perto da escola onde estudei e onde já escrevi uma carta amarela que gosto muito.

croquemonsieur_02

20 g (2 colheres de sopa) de manteiga
20 g (2 colheres de sopa) de farinha de trigo
250 ml (1 xícara) de leite
sal
noz moscada
8 fatias de pão de forma
4 fatias de presunto
queijo ralado a gosto (utilizamos o gruyère)

Comece pelo bechamel. Numa panelinha leve o leite para esquentar. Ele não precisa ferver, só estar quente. Em uma outra panela, coloque a manteiga e a farinha de trigo e mexa até que a manteiga dissolva e que a mistura dos dois fique dourada. Vire o leite com cuidado, mexendo sempre pra não empelotar, até que engrosse. Tempere com sal e noz moscada. Se achar que o molho está grosso demais, basta colocar mais leite (pode ser leite frio mesmo) e levar ao fogo mais um pouquinho.

Para a montagem: coloque 4 fatias de pão de forma numa assadeira. Cubra com uma camada de bechamel. Coloque presunto por cima e tampe os croques com as outras 4 fatias de pão de forma. Coloque mais uma camada generosa de bechamel e cubra tudo com bastante queijo ralado. Leve ao forno alto por mais ou menos 10 a 15 minutos, até que o queijo doure. Sirva a seguir.

croquemonsieur_03

pratos: Galeries Lafayette Maison

guardanapo: Monoprix

talheres, bandeja e copo: do apartamento que alugamos

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • mariana anselmo diz:

    Fiquei confusa… 20g dá 1 ou 2 colheres de sopa? Na receita você escreve 2 e no vídeo fala 1. hahaha

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei MAriana! quando eu cheguei no Brasil e fui medir com medidor os 20g dão duas colheres de sopa (segundo um medidor, não uma colher que você tenha na sua casa). na França a gente só pesou tudo. eu falo no video mais ou menos 1 colher de sopa é porque no dia a dia eu faço essa receita sem medir, não é uma receita que precisa de medidas certas, sabe? eu enfio a colher no pote de farinha de trigo e na de manteiga e o que sair saiu. fazer receitas salgadas num geral não exigem a precisão e rigidez das doces. beijo!

  • Nisy Soares diz:

    GUI, vc e a lu poderiam fazer receita de pudim, e fazer um video contando como se conheceram, e pq vc n fala sobre a bia? E ainda vou comprar seu livro seu trabalho é muito lindo bj

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei Nisy! dica do pudim anotada. o video de como a gente se conheceu a gente já fez, em janeiro de 2014, antes mesmo do primeiro episódio de O Chef e a Chata ir pro ar. Um abraço!

  • Dani diz:

    Gui, que receita deliciosa!

    E como adapta para o croque madame? Vocês comentam no vídeo que a diferença é só o ovo, mas põe ele que horas? E já põe frito?

    Beijos, sucesso!

    • gpoulain gpoulain diz:

      é uma delícia mesmo! pra fazer o madame é só colocar ele frito ou poché em cima do croque na hora de servir, simples assim. :)

      um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>