creme de couve-flor

creme de couve-flor

Não faz muito tempo contei aqui uma história minha envolvendo um creme de couve-flor. Desde então tenho tentado fazer um velouté que se aproxime ao que comi anos atrás. Esse foi o mais próximo que cheguei: a couve-flor vai ao forno com um pouquinho de azeite, sal e pimenta do reino, e suas beiradinhas ficam levemente tostadas: isso dá um sabor ligeiramente defumado ao prato final, que fica delicioso. Os dias andam mais fresquinhos por aqui e tem caído bem fazer sopas, caldos e cremes pra aquecer. Esse é um simples, e que fiquei todo feliz em fazê-lo versão animado/ilustrado no snapchat (guipoulain), pra quem me acompanha por lá.

cremecouveflor02

1 couve-flor
1 cebola picada (prefiro cebola roxa nesse caso)
2 dentes de alho amassados
1 litro (4 xícaras) de caldo de legumes quente (receita do caldo caseiro delicioso aqui)
1 colher (sopa) de manteiga
sal
pimenta do reino
azeite

Pique a couve-flor em pedaços médios, usando talos e flores. Coloque em uma assadeira e cubra tudo com um fiozinho de azeite. Tempere com sal e pimenta e leve ao forno a 240ºC por 20 minutos. As pontinhas de couve-flor devem ficar levemente tostadinhas. Numa panela refogue a cebola em manteiga. Mexa vez ou outra até a cebola amolescer. Coloque o alho e refogue por mais 1 minutinho. Junte a couve-flor, puxando todo o azeite e temperinho que ficar na assadeira. Refogue mais 1 minuto e cubra tudo com o caldo, que deve estar bem quente. Deixe cozinhar por uns 5 a 8 minutos. Bata no liquidificador. Se quiser, volte para a panela para cozinhar mais um pouco e ficar mais cremoso. Se preferir, adicione mais água para deixar mais líquido. Experimente o tempero e, se precisar, tempere com mais sal. Sirva a seguir. Gosto de jogar um pouquinho de cebolinha picada e um fiozinho de azeite, como fiz nas fotos.

cremecouveflor03

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Paula Maria diz:

    Meu creme ficou douradinho, acho que refoguei demais a cebola e o alho. Mas tá ó: delicioso.

    Obrigada pela receita!

  • ah, que delícia! eu adoro fazer um purê de couve flor que é quase a mesma coisa, o que eu faço de diferente é que cozinho as florzinhas em uma mistura de leite com água, aprendi com a rita lobo no panelinha, super recomendo fica delicioso. já cozinhei só com água mas com leite fica ainda melhor :) aqui tá começando a esquentar mas até me deu vontade de um caldinho quentinho pra jantar..

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>