coxinhas de carne seca e abóbora

coxinhas de carne seca e abóbora

Esta receita foi uma das primeiras que publiquei no blog. Lembro quando a fiz pela primeira vez e o quanto gostei dos sabores. Repeti várias vezes nesses anos todos – o blog tá quase completando 6 anos no ar, e queria um dia fazer essa receita em vídeo, com algumas adaptaçõezinhas que fui fazendo na receita ao longo do tempo. Acho a combinação da abóbora com a carne seca e catupiry uma combinação perfeita. A massa fica laranjinha e saborosa e o recheio dá todo o sabor. Vem aprender com a gente:

massa:
300 g de abóbora cozida no vapor e espremida
500 ml (2 xícaras) de água
1 colher (sopa) de manteiga
Sal
360 g (3 xícaras) de farinha de trigo
1 gema

recheio:
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
400 g de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada
1 tomate sem pele e sem sementes picado
200 g de catupiry

para fritar:
1 ovo inteiro + 1 clara
farinha de rosca
óleo

Em uma panela coloque a água para ferver. Quando atingir fervura acrescente a abóbora espremida, a manteiga e sal (colocamos 1 colher de sopa de sal). Abaixe o fogo e coloque a farinha de trigo, mexendo vigorosamente para que cozinhe. Desligue o fogo quando a massa soltar do fundo da panela. Acrescente então a gema e misture bem até que fique uma massa bem cremosa. Deixe esfriar.

Enquanto isso, prepare o recheio. Refogue a cebola em pouco óleo até ficar transparente. Junte o alho, frite e acrescente a carne desfiada. Junte o tomate e deixe cozinhando até secar toda a água que se formar. Tempere com sal e pimenta do reino. Misture o catupiry, desligue e reserve.

Para moldar: com a massa fria, pegue uma porção da massa, faça pequenas bolinhas uniformes. Abra com a mão essas bolinhas, esticando bastante com os dedos. Recheie com uma colherada da carne seca e forme as coxinhas, apertando bem com as mãos.

Misture a clara que sobrou com um ovo e bata ligeiramente com um garfo. Passe as coxinhas primeiro no ovo e depois pela farinha de rosca. Frite em óleo quente, poucas por vez. Escorra em papel absorvente e sirva. Rende cerca de 20 coxinhas médias.

Como dessalgar carne seca: Corte a carne em cubos grandes e coloque em uma tigela. Cubra tudo com água e deixe na geladeira de um dia para o outro. Se possível, troque de água em algum momento durante essas horas na geladeira. Na hora de preparar, troque a água e coloque na panela de pressão. Deixe cozinhar 10 minutos a partir de quando a panela começar a apitar. Desligue, troque a água novamente e leve para cozinhar por mais 20 minutos na pressão. Retire e desfie. Se preferir, use uma batedeira em velocidade baixa para desfiar a carne.

dados_coxinhaabobora

coxinha_abobora02

pracozinharouvindo_04

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>