coxinha de abóbora com carne de sol

Sempre adorei comer coxinhas de frango com requeijão, e quando morei na Argentina sentia muita falta de não encontrar para comprar. Certo dia procurando na internet resolvi fazer. Achei a massa super grudenta e parecia que não tinha dado certo, mas ficou bem gostoso. Quando retornei experimentei em um bar coxinhas com massa de abóbora e recheio de carne de sol e resolvi testar em casa usando como base a mesma receita de massa de coxinha convencional, porém adaptando um pouco os ingredientes para encaixar a abobora. Elas ficam com a massa alaranjada e deliciosas! Fritei domingo aqui em casa e foi um grande sucesso e muitas reclamações no twitter de gente que ficou com vontade!

:: 300g de abóbora cozida no vapor e espremida

:: 500ml de água

:: 1 tablete de caldo de carne

:: 1 colher (sopa) de manteiga

:: Sal e pimenta do reino

:: 3 xícaras de farinha de trigo

:: 1 gema + 1 clara (1 ovo separado)

:: 1 cebola grande picadas

:: 2 dentes de alho amassados

:: 300g de carne-seca dessalgada e cozida

:: 1 tomate sem pele e sem sementes picados

:: salsinha picada a gosto

:: 3 colheres de sopa de requeijão cremoso

:: 1 ovo inteiro

:: farinha de rosca

:: óleo

Em uma panela coloque a água para ferver. Quando atingir fervura acrescente a abóbora espremida, o tablete de caldo de carne e a manteiga. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos em fogo alto, mexendo sempre.

Tempere com o sal e a pimenta, abaixe o fogo e coloque a farinha de trigo de uma só vez, mexendo vigorosamente para que cozinhe. Desligue o fogo quando a massa soltar do fundo da panela. Acrescente então a gema e misture bem até que fique uma massa bem cremosa. Deixe esfriar. Enquanto isso, prepare o recheio. Refogue a cebola em pouco óleo até ficar transparente. Junte o alho, frite e acrescente a carne desfiada. Junte os tomates e deixe cozinhando até secar toda a água que se formar. Tire do fogo, misture a salsinha, o requeijão e tempere com o sal e pimenta.

Para moldar: com a massa fria, pegue uma porção da massa, faça pequenas bolinhas uniformes. Abra com a mão essas bolinhas, recheie e forme as coxinhas.

Misture a clara que sobrou com um ovo e bata ligeiramente com um garfo. Passe as coxinhas primeiro no ovo e depois pela farinha de rosca.

Frite em óleo bem quente, poucas por vez. Escorra em papel absorvente e sirva.

Rendimento :: 25 coxinhas (um pouco maiores que as de festa)

Tempo de Preparo :: 2 horas

Dificuldade :: média

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Eu reclamei e continuo reclamando! Ahahahahahaha!

  • zazoza diz:

    NOSSA. eu também quero reclamar por que nunca senti tanta água na boca na minha vida só de ver essas fotos e ler a receita e a descrição de tudo! Parece razoavelmente fácil de fazer, só fico com preguiça de fritar! kkk

    mas quero MUITO experimentar!!!

  • Bela diz:

    nossa fiquei com agua na boca aqui!!!! vou te convidar pra jantar quando vier em Milao, vamos ver se vc aprova! jah ateh sei o que vou fazer. =)

  • […] #3 coxinha de carne de sol e abóbora  […]

  • […] pra cerveja e também pra quem só quer comer bobagem na frente da TV minha seleção: As coxinhas de abóbora e carne seca são incríveis. Meu pastéis preferidos também estão aqui, o mineirinho e delicioso pastel de […]

  • Karina Nunes de Melo Teles diz:

    Olá Guilherme!

    Sou apaixonada pelas sua receitas! Já fiz algumas delas, e todas até agora têm dado muito certo, um show!!!
    Gostaria de fazer a receita da coxinha, só que sem a abóbora e a carne de sol.Só com a massa normal de coxinha com o recheio de frango
    com requeijão.Gostaria de saber como fazer essa massa, já que não vai levar a abóbora?
    Desde já obrigada e um beijão!

    • gpoulain gpoulain diz:

      Karina, eu ainda não tenho uma receita de massa normal de coxinha, mas ainda quero fazer pra colocar algum dia no blog sim! mas imagino que seja bem parecida, acho que com uma busca no google você deve achar alguma boa receita enquanto não posto uma feita por mim. um beijo!

      • Karina Nunes de Melo Teles diz:

        Muito obrigada Gui, vc é incrível!
        Vou fazer o que vc me falou, enquanto vc não posta a sua.
        Um abraço!

        • gpoulain gpoulain diz:

          ô gente, não sou incrível não! hahaha! desculpa ainda não ter a receita pra te dar, tá? aos poucos o blog vai ficando mais completinho sempre com boas receitas. um abraço!

  • Raquel diz:

    EEu preciso fazer uma comida brasileira para meus amigos franceses. Pensei em fazer escondidinho, mas essa receita aqui me deixou muito tentada! Coxinha, abóbora e carne seca! Que combinação dos deuses! Mas, você que conhece bem os franceses, me diga, acha que é uma boa idéia? (Porque da faz que fiz couve-flor, eles quase me jogaram pra fora de casa! Hahaha!). Tem alguma outra sugestão? Abraços!

    • gpoulain gpoulain diz:

      as coisas que fiz pra franceses que eles mais amaram foi moqueca de camarão e pão de queijo! mas acho que podem gostar sim! :)

      • Raquel diz:

        É, o pão de queijo faz sucesso mesmo! Eu testei semana passada :)
        Moqueca eu sequer vou tentar! Hahahaha! Pensei em salmão com molho de maracujà, mas não acho a fruit de la passion aqui.
        Mas obrigada pela dica! Grande beijo!

        • gpoulain gpoulain diz:

          em Paris é raro encontrar fruit de la passion, só usando polpa congelada mesmo, que é o que as pâtisseries usam. :)

          • Raquel diz:

            Oi Gui,
            Fiz as coxinhas e ficou ótimo!!!!! Nem acredito que a massa deu tão certo! Essa receita é divina e estou louca para faze-la de novo!!!! Você arrasa demais!
            Grande beijo!

          • gpoulain gpoulain diz:

            que sucesso! eu amo mesmo essa receita! obrigado e um beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>