costelinhas agridoces com salada de couscous

costelinhas_couscous_01

Quem me conhece há mais tempo sabe que uma das minhas carnes preferidas é costelinha, e eu vivo buscando novos misturas para fazer versões sempre simples e saborosas delas. Nessa receita não dá outra. É daquele tipo que mistura tudo e coloca no forno. Nunca esquecendo uma coisa importante: carne de porco é o tipo de carne que precisa ficar um tempo com tempero pra pegar gosto. É assim com lombo, pernil, costelinha… Além disso, essa receita é duas em uma: coloco aqui um tipo de salada que amo fazer e que também é de fácil preparo: salada de couscous. O molho de iogurte dá todo um toque especial também. É o tipo de molho que adoro mesmo pra outras saladas. As duas receitas podem ser servidas separadas também, mas ficam uma delícia se complementando como no episódio de hoje.

Ah! Pra quem anda me perguntando que tipo de vinho uso pra cozinhar: uso o mais barato do supermercado, sempre vinho seco. =)

Costelinhas agridoces

1 kg de costelinhas de porco

150 ml (1/2 xícara + 1 colher de sopa) de vinho branco

1 colher (chá) de pimenta calabresa

1 colher (sopa) de sal

2 colheres (sopa) de molho de soja

4 colheres (sopa) de mel

5 colheres (sopa) de ketchup

Misture bem todos os ingredientes. Só isso! O importante é colocar em uma vasilha tampada, ou saco grande e deixar marinando pelo menos umas 3 horas (o ideal é deixar repousando na geladeira por uma noite). Retire da vasilha, coloque em uma assadeira. Não precisa cobrir com papel alumínio. Leve ao forno alto por cerca de 1 hora. Vire todas as costelinhas e deixe assar por mais 30 minutos. Sirva bem quentinha, regando com o caldinho da assadeira. Enquanto assa faça a salada.

Salada de couscous

200g de couscous marroquino

meio ramalhete de rúcula ou agrião ou espinafre

2 tomates médios

1 pimentão pequeno (tanto faz a cor)

folhas de manjericão a gosto

120 ml (1/2 xícara) de iogurte grego

suco de 1 limão siciliano

sal

pimenta do reino

Pique os tomates e o pimentão em cubinhos. Cubra o couscous com o tanto de água indicado na embalagem (provavelmente uns 200 ml), um pouco de azeite, tampe com um pano de prato e deixe que ele inche sozinho em uns 5-7 minutos. Enquanto isso, lave as folhas de rúcula e manjericão. Quando o couscous estiver cozido misture o tomate e o pimentão a ele. Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve na geladeira. Para o molho misture o iogurte com o suco do limão e um pouco de sal e pimenta também. Na hora de servir regue a salada com molho.

costelinhas_couscous_02

rendimento 4 porções

tempo de preparo costelinha 5 minutos + tempo de marinada + 1 hora a 1 hora e meia no forno

tempo de preparo salada de couscous 30 minutos

dificuldade baixa

imagem_ouvindo

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=6v9UZdglk2Y]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>