cinnamon rolls

cinnamon rolls

Fazia um tempinho que a Lu me pedia pra fazer cinnamon rolls. A primeira vez que me lembro de fazê-los foi durante meu curso de confeitaria e, até então, não tinha feito de novo. A primeira coisa que pensei quando comi no dia da gravação foi: Porque fiquei tanto tempo sem fazer? Esse pãozinho doce é muito macio e fica bem úmido por causa da cobertura que derrete e adentra as camadas. Ele fica docinho no ponto, sem ser enjoativo, e muito gostoso.

ilus02

massa:
10 g (1 pacote) de fermento biológico seco
120 ml (1/2 xícara) de água em temperatura ambiente
50 g (1/3 de xícara) de açúcar cristal ou demerara
120 ml (1/2 xícara) de leite em temperatura ambiente
75 g de manteiga sem sal, derretida e fria
1 colher de chá de sal
1 ovo
460 g (4 xícaras) de farinha de trigo

recheio:
100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
150 g (1 xícara) de açúcar demerara ou mascavo
2 colheres (sopa) de canela em pó

cobertura:
2 colheres (sopa) manteiga sem sal
160 g (1 xícara) de açúcar de confeiteiro
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
1 a 3 colheres de sopa de água

Comece pela massa: numa tigelinha pequena misture o fermento e a água para dar uma dissolvida. Numa vasilha grande ou na tigela da batedeira, misture o açúcar, leite, manteiga derretida, sal, ovo e o fermento com a água. Junte metade da farinha de trigo, misture bem, e junte a água com o fermento. Vá adicionando o restante da farinha aos poucos, até ficar uma massa pegajosa, mas que dá para manipular.
Sove por 10 minutos, à mão ou na batedeira com o gancho para massas pesadas. A massa deverá ficar lisa e bem menos grudenta. Cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume, mais ou menos 1 a 2 horas.

Numa superfície de trabalho polvilhada com farinha de trigo, abra a massa com um rolo, formando um retângulo de mais ou menos 20 x 40cm. Pincele a manteiga sobre a massa e polvilhe o açúcar misturado com a canela.

Enrole como um rocambole, bem justo, começando da parte mais comprida. Com uma faca afiada corte em 12 a 15 pedaços de mais ou menos 2 a 3 dedos de altura e coloque numa assadeira de 20 x 30cm, untada com manteiga. Deixe um espaço entre os rolinhos.

Deixe os pãezinhos crescerem por mais 30 minutos e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC, por mais ou menos 20 minutos ou até dourarem. Tire do forno e deixe esfriar um pouco enquanto faz a cobertura: numa tigela misture a manteiga derretida e o açúcar. Vá adicionando a água quente aos poucos, o quanto precisar, até ficar um pouquinho menos espesso. Cubra os pãezinhos ainda quentes, deixe amornar e sirva. Rende de 12 a 15 cinnamon rolls.

dados_cinnamonrolls

cinnamon_rolls02

pracozinharouvindo_05

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>