cheesecake de doce de leite com oreo — o chef e a chata

cheesecake de doce de leite com oreo — o chef e a chata

Da época que morei em Buenos Aires me apaixonei por um restaurante chamado Gran Bar Danzon e me lembro claramente uma das minhas coisas preferidas de lá: o cheesecake de doce de leite. Foi a primeira vez que comi um assim e adorava quando eu tinha a oportunidade de voltar ao restaurante pra comer dele. Anos se passaram e eu fui tentando construir minha própria receita desse cheesecake. Depois de muitas tentativas trago hoje meu doce preferido de todos os que fizemos em O Chef e a Chata – comi 3 fatias no dia e até no café da manhã do dia seguinte eu ainda estava comendo também. Minha maior dica na verdade (o “pulo do poulain” segundo a Lu) é usar um bom doce de leite. Vem assistir:

cheesecakedocedeleite_02

cheesecakedocedeleite_04

Massa:

200g de biscoito oreo ou negresco

80g (1/2 xícara) de manteiga sem sal

 

Recheio:

4 ovos

600g de cream cheese

300g de doce de leite

2 colheres (chá) de extrato de baunilha

suco de meio limão

1 pitada de sal

 

Cobertura:

400g de doce de leite

 

Retire o cream cheese da geladeira. Pré-aqueça o forno a 160ºC. Triture o biscoito no liquidificador ou processador, com recheio e tudo. Misture a manteiga ao biscoito e coloque numa forma (usamos uma de fundo falso de 20 cm de diâmetro). Esparrame bem pelo fundo. Na batedeira coloque o cream cheese com o doce de leite e comece a bater. Adicione o extrato de baunilha, o suco do limão e a pitada de sal. Vá adicionando os ovos um a um até que esteja homogêneo, batendo sempre e raspando as laterais da vasilha da batedeira vez ou outra para que tudo se misture. Não é necessário bater muito. Coloque a mistura sobre a massa que já estava na forma. Leve para assar por cerca de 50 minutos ou até que fique bem corado e firme (você pode balançar a forma com cuidado pra ver se o creme ficou firme). É normal que dê rachaduras na superfície do cheesecake. Retire do forno, deixe esfriar e leve para a geladeira por pelo menos meia hora. Desenforme depois de gelado, cubra com doce de leite e sirva. No caso utilizamos um saco de confeitar com bico pitanga pra fazer as pitanguinhas de doce de leite da decoração.

cheesecakedocedeleite_03

Prato de bolo: WestWing

Pratinhos: acervo

Talheres: Zara Home

 pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>