ceia de natal \ 2012

ceia_natal_01

Resolvi fazer uma ceia de natal para os poucos amigos que aqui vem comer, e misturei um pouco do Brasil com a França, utilizando ingredientes de ambos países para chegar nessa receita que tem um toque de tradição. Aqui é bem comum comer nessa época galinha d’angola (que eles chamam de pintade), além do peru. Ela é menor, então rende bem pra uma ceia pequena, de 4 pessoas (que é o meu caso). Para acompanhar, algo bem brasileiro: arroz! Mas como é ‘arroz de festa’ resolvi colocar champagne e amêndoas em lascas, tranformando-o em um perfeito acompanhamento pra uma ceia relativamente simples de fazer e bem saborosa.

galinha_dangola_01

// 1 galinha d’angola (ou chester, peru, frango)

// 15 castanhas portuguesas cozidas

// 6 figos

// noz moscada

// sal

// cebolinha picada

// pimenta do reino

// 4 fatias de bacon

// 200ml de vinho branco seco

Tempere bem com sal, por cima e se possível um pouco por baixo da pele da galinha, como se fosse  temperar para fazer um frango assado. Retire a casca das castanhas portuguesas já cozidas e amasse bem a polpa delas, juntas, como se fosse um purê. Adicione os figos cortados em 4 e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Utilize essa mistura para rechear a galinha, pela cavidade ou mesmo desossando-a. Cubra-a com as fatias de bacon antes de por no forno. A gordura proveniente disso vai fazer sua galinha ficar mais saborosa (mesmo que mais gorda um pouco). Cubra as extremidades (tipo o osso das coxas) com papel alumínio para que não queime. Coloque numa assadeira, cubra com papel alumínio e asse em forno médio por cerca de 30 minutos. Retire o papel alumínio, as fatias de bacon, junte o vinho branco e deixe terminar de assar, dourando bem (cerca de mais 30 minutos). Observação: se sua galinha (ou frango, peru…) for maior ou menor o tempo para assar também é proporcional. Se comprar um peru já temperado, por exemplo, como os da Sadia, não tempere e siga as instruções para assar. Mas pode recheá-lo, fica bom da mesma forma. É importante que fique bem assado, tenro e com a pele bem douradinha.

galinha_dangola_02

Com restante da assadeira costumo colocar no fogão e com uma colher ir raspando bem aquele caldo, deixando reduzir um pouco. Pico bem fininho o bacon que estava em cima do peru, junto a isso e por último 100ml de creme de leite fresco. Fica um molho ótimo para se jogar na ave partida, já no prato, pois geralmente aves assadas ficam levemente secas.

arroz_amendoas_01

// 300g de arroz

// 150ml de champagne

// 100g de amêndoas laminadas

// água fervente

// sal

Refogue rapidamente o arroz em um pouquinho de  óleo, adicione sal e coloque água fervente mais ou menos 1 dedo acima de cobrir o arroz. Deixe a panela semi-tampada (como se estivesse fazendo arroz comum), cozinhando em fogo alto. Coloque as amêndoas laminadas em uma assadeira e leve rapidamente ao forno para tostar (uns 5 minutos). Quando a água estiver quase secando, se necessário adicione mais um pouco de água. quando o arroz estiver quase no ponto adicione o champagne e deixe o arroz terminar de cozinhar, evaporando. Desligue, misture as amêndoas e, se quiser, salsinha bem picadinha.

arroz_amendoas_02

rendimento 4 porções

tempo de preparo  galinha d’angola: 30 minutos + 1 hora de forno  arroz: 35 minutos

dificuldade média

imagem_ouvindo

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=sWEfszb9h8Q&feature=youtu.be]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Lourdes Marques diz:

    Adorei a receita e vou testar aqui no Brasil (espero encontrar a galinha). Não sei se você vai lembrar, mas sou aquela amiga do Rodrigo Lavalle que foi para o desfile do Pedro Lourenço aí em Paris e você estava junto. Abço. e parabéns pelo blog. Amei as receitas e tudo mais mesmo não sendo muito boa na cozinha!!! Lourdes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>