cartas amarelas, o livro – lançamento!

cartas amarelas, o livro – lançamento!

Belo Horizonte, 20 de agosto de 2015

Queridos amigos,

Das felicidades que eu poderia ter recentemente a maior delas é ver meu livro chegando pras pessoas que colaboraram com o crowdfunding. Fico feliz em anunciar que agora todo mundo também vai poder tê-lo a partir do dia 26 de agosto, quarta-feira que vem. O livro será vendido através daqui do blog mesmo, e pra quem está em BH espero todos na noite de autógrafos, quem já tem o livro pode levar e quem quiser comprar na hora pode também:

cartasamarelas_convite02

O principal pra que é que tenho visto ele chegar onde eu queria: o coração.

Recebi uma surpresa: duas leitoras começaram a fazer um #projetomoldandoafeto, fazendo todas as receitas do livro e postando no facebook e instagram. Uma delas, a Fabiescreve em cada uma das fotos o que ela tem aprendido ao cozinhar (inclusive ela acabou de descobrir que amido de milho é maisena!), e eu, emocionado com um dos textos, quis que essa carta também fosse dela:

“Uma amiga – vendo um tanto de foto de receita gostosa no meu instagram – me recomendou que eu fizesse as receitas do livro apenas no final de semana, caso contrário eu viraria uma bola. Ri da preocupação dela com o meu corpo e, por alguns segundos, cogitei a restrição, no entanto descartei depois de ter um insight maravilhoso.

O meu peso sempre foi um motivo para me manter distante da cozinha. Nunca fui do tipo 90-60-90 e se hoje eu amo meu corpo e me sinto extremamente gostosa nele, eu demorei muito para chegar até aqui. Sempre pensei que se eu soubesse fazer tortas, doces e tudo o que mais amava, eu não iria parar de comer. Esse pensamento foi pura bobagem. Se eu tivesse uma relação mais íntima com a cozinha eu poderia, inclusive, comer melhor. Saberia exatamente o que comer, quando, em que porção e até evitaria coisas industrializadas prontas. Saberia como reinventar uma dieta que enjoou e até cumprir com os cardápios difíceis com receitas que sempre me desanimavam.

Naquela época eu entendia a cozinha a serviço do meu próprio apetite. Hoje, eu entendo que cozinhar não é só pra mim, que é ainda mais gostoso quando é pra todo mundo. Somos 5 aqui em casa e em toda receita que fiz o grito alto de “tá pronto” é ingrediente especial. Depois, a sobremesa mais gostosa é perguntar “e aí? gostou? tá bom?” e sorrir igual boba.

Cozinhar vai muito além do peso na balança, que pode ser dividido entre familiares, amigos, amores. É ter a chance de fazer algo com as próprias mãos e oferecer para quem você ama, como agradecimento ou como lembrete desse amor. Se eu vou parar de cozinhar durante a semana pra não virar bola? Jamais. Pago algumas gramas a mais na balança com prazer, só pra ter quem eu amo junto comigo, em volta da mesa, satisfeito com o que eu fiz com carinho. Há tempos não sentia tanta vontade em cozinhar e não vou desperdiçar esse meu apetite. Depois corro pro crossfit, faço 80 D.U. na varanda. Mas nunca mais vou deixar a balança me tirar uma receita do coração.

Esse brownie mesmo foi o primeiro da minha vida como agradecimento a uma turma que acrescentou muito na minha carreira, na minha visão. Levei pro Business Jam e todo mundo que provou, aprovou. Esse é o sabor da felicidade, amigos.

[Brownie de chocolate com avelã – que troquei por granola – da página 160. Muito difícil achar avelã aqui no bairro e eu precisava de praticidade. Não levei nem 1h pra fazer a receita (contando tempo do forno)! Facílima.]”

imagem_cartasamarelas_01 imagem_cartasamarelas_05

Escrevi na contra capa do livro que sinto que a vida seja feita de pequenos afetos. Dessas coisas que nos deixam corados. Vivi inúmeras descobertas em Paris: a dos sabores tão ricos da gastronomia francesa – e também das memórias de família; a dos amores, conhecendo novos amigos e amantes; a das cores, do azul cobalto do céu das noites de primavera ao amarelo das árvores no outono. Esse livro é pra quem quer se achar se perdendo por aí. Pra quem sabe que a cozinha é o melhor lugar de um lar. E pra quem gosta da vida. Pois ela gosta mesmo é de quem gosta dela.

Um abraço, cheio de quentinho no coração,

Gui

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Mikaelly Rocha diz:

    Gui simplesmente não tenho palavras pra agradecer. Sim, agradecer! Com todo seu carinho e dedicação mesmo inconscientemente transforma a vida de cada pessoa que conhece seu trabalho. Parabéns! Infelizmente não estarei na noite de autógrafos pois moro no interior. Mas já juntei minhas economias para adquirir meu livro. Sucesso sempre! Você merece… Te adoro. Beijoos

  • Juliana diz:

    Oi Gui! Quero muito o seu livro!

    Eu só te conheci depois que tinha terminado a campanha de crowdfunding #chateada

    Amo os episódios de o Chef e a Chata e como você explica as receitas e sem ter muitas frescuras.
    Espero poder adquirir o seu livro o mais breve possível.

    Estou adorando te conhecer melhor!
    Um beijo!

  • karina Paranhos diz:

    Gui, Parabéns pelo seu trabalho! O livro representa o esforço de um trabalho feito com amor, carinho e dedicação. Também vou juntar as economias para adquirir o livro. Achei esse post lindo! São palavras doces e positivas, que alegram nosso dia!

    um grande abraço e continue escrevendo e fazendo coisas lindas!

  • Roberta Oda diz:

    Gui, mal posso esperar para podee comprar e ter em mãos seu livro. Acho que a pessoa chega num ponto alto da sua via quando ela consegue inspirar outros ao seu redor. Vc faz isso com primor, você realmente distribui afeto em tudo o que faz. Muito sucesso. Tenho certeza que ainda vamos ouvir falar muito MAIS de você.

    Abraço.

  • jusciene mendes diz:

    Parabéns pela conquista. Adoro suas receitas. sucesso sempre. Bjs

  • Socorro forte diz:

    Adoro essa página e seu modo de ser, também já quero o livro com essas receitas maravilhosas!!
    Já pensou ter um livro “seu” ali do seu lado sem ter que entrar na internet!
    Bjs

  • Fernanda Costa diz:

    Guiiiii,
    seu livro ficou tão gostoso que meu cachorro resolveu comê-lo!!!
    Felizmente consegui salvar a maior parte das receitas…mas com certeza vou comprar outro!
    O livro ficou lindo! Parabéns!

  • Rosangela diz:

    Oi Gui,

    Parabéns pelo lindo trabalho. Valeu o esforço, a ansiedade e a espera. Teu filho nasceu !!! Ebaaaaa !!!!
    Estou ansiosa para comprar o livro pelo Blog.
    Assim que ele chegar já tem lugar de destaque na minha cozinha.
    Sucesso no dia do lançamento.
    Sou sua fã e das receitas.
    Beijo !!!

  • Ana Cláudia S Reis Oliveira diz:

    Gui,

    Comprei seu livro, pq sempre via suas receitas do Chef e a Chata e gostava do seu jeito.
    Estou encantada, com tudo, o livro é lindoooooo, dá para perceber que cada detalhe foi feito muito bem pensado, e com muito carinho e afeto!
    Parabéns e muito sucesso!!!
    beijos

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei ana Cláudia! muito obrigado! foi muito trabalhoso fazer tudo, mas eu quis que ele fosse muito minha cara e muito bem feitinho mesmo. :)
      obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>