carta amarela #43 – laranja, azul, amarelo

imagem_cartas

Paris, 3 de dezembro de 2012

Queridos amigos,

Acordei a tempo de ver o sol sair por entre a cidade. Nessa época a noite vai tarde. E volta cedo. Precisei vestir duas meias. Gorro. Camisa. Suéter. Casaco. Cachecol.

Atravessei a cidade fria. Precisava andar, pensar no futuro. Bater o frio no rosto, mesmo. O sol, o céu sem nuvens.

carta43_01

Algumas vezes a vida pede mudança. Uma transição. Como as estações do ano. Atravessei o Jardin des Tuileries. Cat Power gritou em meu ouvido: “Cabe a você ser um super herói. Cabe a você ser como ninguém. Você não tem nada, exceto tempo.” E pensei de novo no amanhã. Nos quereres.

Mas só conseguia andar em frente. Vi a roda gigante de Paris. A fila, as pessoas rodando lentamente em direção ao sol. Atravessei toda a Place de la Concorde e cheguei ao rio. Pont Alexandre III. Pessoas tirando fotos. Senti-me sozinho. Olhei para a água. Corria rapidamente com o vento. O vento ali na ponte era ainda maior. Senti minhas mãos geladas, e lembrei-me de quando perdi minhas luvas na minha primeira semana em Paris. Coloquei as mãos no bolso do casaco e continuei.

carta43_02

Foi então que recebi uma mensagem: “Preciso do seu sorriso”.

Claro, sorri. “Encontre-me no Trocadéro em 30 minutos”.

carta43_03

Tirei o fone do ouvido, queria ouvir a felicidade das pessoas naquele domingo de sol. Árvores sem folhas, gramados verdinhos, verdinhos, com algumas folhas secas ainda ali. Atravessei a Pont de l’Alma. Vi os pássaros a voar por perto da Tour Eiffel. E o encontrei. Subimos degrau por degrau e escolhemos onde sentar. Ele tirou duas éclairs au café de dentro de um saco. Falamos poucas palavras. Sorri. E ele sorriu em retorno. Tirei minha mão do bolso e pousei sobre a dele. Não sei qual estava mais gelada.

Nos abraçamos. Comecei a cantar The XX bem baixinho: “E com palavras não ditas, uma devoção silenciosa. Eu sei que você sabe o que eu quero dizer”. Se eu prendi o choro, segurando-o apertado pelos braços, no meio dessa escada, é porque há muito tempo eu esperava isso: O laranja, o azul, o amarelo, as estrelas surgindo, a noite adentrando. E ele. Ao contrário da Marshall, nós temos tudo menos tempo.

Um beijo de lábios rachados,

Gui

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • eu não sei porque, mais ainda me surpreendo com sua sensibilidade. e claro, me delicio. é tão gostoso começar a segunda assim: sentindo a beleza, a angústia e os medos através do olhar alheio.

  • Mariana diz:

    apenas emocionada. sem mais.

  • Rosa diz:

    Linda, lindo!

  • Jean Jaimmesson diz:

    Arrasa e deixa muito esse amor transbordar nos seus olhos e contagiar todos que te rodeiam! 😉

  • <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 x infinito!!!

  • Francy Carvalho diz:

    Oi Guilherme , boa noite.
    Adorei tudo que li aqui e adorei a sua sensibilidade com a gastronomia.
    Quero te perguntar uma coisa.
    Eu estou querendo muito ir daqui a dois anos fazer o curso na França, mas não conheço ninguém e nem tenho referencia alguma.Você acha que essa escola me ajudaria muito na área de gastronomia ou você tem alguma outra para me indicar?
    Eu não tenho certeza de quanto tempo devo pensar em ficar ai , mas penso em 6 meses a 1 ano. O que achas?

    Desculpa eu está lhe enchendo de perguntas,mas eu estou tão ansiosa.Penso nisso para daqui a dois anos é quando termino o meu curso no Senac de Chef Executivo , a minha ansiedade me mata pois tudo passa tão rápido.

    Esqueci de me apresentar,
    me chamo Francy Carvalho, sou de Belém do Pará
    hoje moro no Rio de Janeiro a 9 meses.

    Abraços e Obrigada

    • gpoulain diz:

      Olá Francy,

      Se você já faz o curso de chef não sei se adiantaria. O que eles tem aqui é pra quem começa do zero. ou senão mini cursos específicos de algum tipo de comida, mas geralmente voltado pra principiantes de toda forma. Não sei se é o que você precisa. Eu, por exemplo, me formei como cozinheiro na Argentina (que era mais barato que fazer no Brasil e foi bem bacana morar lá) e decidi vir pra cá pra fazer pâtisserie. não sei se alguma escola aqui na França irá ajudar com o que quer… sempre sugiro pra iniciantes mesmo! mas tem que procurar… não sei mesmo!

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>