camarão na moranga

camarão na moranga

Acho a combinação de abóbora, gengibre e camarão incríveis. Essa foi mais uma receita que fui modificando um pouco por causa da minha mãe em sua dieta low carb. Pra não precisar ser servida com arroz, quis fazer um creme de abóbora que é quase um purê, assim essa receita pode ser considerada também um prato único. A versão que gravamos é a mais bonitinha pra ser servida num jantar entre amigos. Mas faço também de uma outra forma um pouco simplificada: Faço o purê como no vídeo, coloco num refratário e esparramo o catupiry por cima. Com uma faca, dou uma marmorizada no purê com o catupiry e levo ao forno por uns 10 minutinhos pra aquecer. Além de ficar ótimo com o camarão flambado, fica muito bom também pra acompanhar carne de porco.

ilus04

6 mini morangas
1 cebola picada em cubinhos
600 g de abóbora japonesa picada em cubos médios
600 g de camarão
200 ml (3/4 de xícara) de leite de coco
200 ml (3/4 de xícara) de água
150 g de catupiry
1 pedaço pequeno de gengibre ralado
3 colheres (sopa) de cachaça
Azeite
Sal
Pimenta do reino

Pincele as mini morangas com azeite e cubra-as com papel alumínio – use o lado brilhante para dentro. Leve ao forno a 180ºC por cerca de 30 minutos, até que fiquem macias.

Refogue a cebola em um fio de azeite até ficar transparente. Acrescente a abóbora e refogue. Junte a água e deixe cozinhar. Junte o leite de coco e o gengibre e deixe cozinhar em fogo baixo até que a abóbora esteja macia. Bata tudo no liquidificador, processador ou mixer. Tempere com sal e pimenta do reino. Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite e doure os camarões, dos dois lados, rapidamente. Tempere com sal. Coloque a cachaça numa concha e leve-a na beirada da chama, no fogão. Assim que começar a pegar fogo, vire sobre os camarões, flambando-os.

Com uma faca afiada corte uma “tampa” em cada moranga. Com uma colher retire as sementes, tomando cuidado para não perfurar as mini morangas. Coloque creme de abóbora, camarões e catupiry. Leve ao forno a 200°C por 10 minutos, só para aquecer tudo – camarão não pode cozinhar por muito tempo! Sirva a seguir.

dados_camarao_moranga

camarao_moranga02

pracozinharouvindo_04

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>